sábado, 3 de julho de 2010

Casamento Hindu

Gentiiiiiii, tô me sentindo muito no clima Caminho das Índias. Eu e o Rô ontem recebemos um convite de casamento... Hindu! Tipo Raj e Maya, meu sonho de consumo (de ir, não prá casar, ok?) :)

Todo mundo sabe que a comunidade Indiana em Londres é gi-gante, você vê Indianos por todos os lados e restaurantes então, nem se fala. E enquanto alguns indianos são beeeem, digamos, britânicos (afinal é toda uma geração já nascida aqui), outros mantêm bem forte suas tradições e costumes. E, pelo jeito o casamento é super, super Hindu tradicional - EBA!

Primeiro, olha que LINDO o convite, vai:

Segundo, que rolou todo um Google prá descobrir do que se tratava o casamento. Por exemplo, o que eu reparei primeiro é que são os avós do noivo que convidam prá recepção e não como nós fazemos, em que os pais dos noivoS convidam.

A inscrição no começo do convite "Shree Ganeshaya Namah" é nosso equivalente ao versículo que alguns casais colocam no convite. No caso, significa "Ganesha, I pray to You". Ganesha, como tooooodo mundo que assistiu Caminho das Índias sabe (viciada, eu?!) é aquele Deus que tem cabeça de elefante - e está no detalhe na frente do convite.

Por último e mais interessante - e que eu nunca tinha visto - é a inscrição de "No Boxed Gifts Please". Dai ferrou, né? Toda uma dúvida prá saber do que se tratava, mas com todo meu pseudo-conhecimento da cultura Hindu já esperava que era isso mesmo: é muito comum em casamentos indianos que os noivos prefiram dinheiro em vez de uma cafeteira micha, por exemplo. Do que eu tava lendo sobre essa tradição, pedir dinheiro em vez de presente não é falta de educação ou elegância. E mais, você pode até dar um presente se quiser (desde que tenha a ver com você, algo que faça os noivos lembrarem de você), mas se quer respeitar o pedido dos noivos tem que dar dinheiro mesmo.

Li até uma Indiana falando que é bem normal no fundo da festa ter uma mesa com um membro homem da família e um livro. Os convidados vão lá, falam o nome e quanto querem dar. E no final da festa o dinheiro vai pros noivos e pronto! Eles decidem o que vão comprar.

Enfim, tô mó animadona, acho que vai ser uma experiência diferente e bem legal - só me resta agora saber com que roupa, meu Pai com-que-roupa eu vou. Ó dúvida...

3 comentários:

Anônimo disse...

puuxxa!!!! que legal filhota...qta experiência diferente!!! e considerando o qto curtiu caminho das índias,acho que vai amar esse casório..depois quero saber todos os detalhes..eu acho que vc devia ir à caráter..arrumar um "sari" se enrolar toda,fazer uma mega pintura..ahahahhahaah tire muitas fotitos,mas qdo será o evento???
Bjos
Bom fds

Caroline disse...

Nossa Má! Que difícil escolher roupas pra uma ocasião dessas! Nem sei como te ajudar! eheeheh
Mas tire fotos do sua produção pra mostrar pra gente!

Bjos

Hilda disse...

Ah, que legal!!!
O ano passado recebemos um convite de um indiano que trabalha com o Stu, convite lindo tambem, mas nem prestei tanta atencao nos detalhes, pois fiquei super chateada - o casamento era na India e o "disinfiliz" entregou o convite 15 dias antes. Sem condicoes, ne? Ateh cheguei a ver, mas dai que eu precisava de visto, de vacina,... nao deu mesmo.
Claro, que vc vai postar tudinho p gente, neam?
bjs