terça-feira, 27 de julho de 2010

Windsor Castle

Então, tô aqui na maior dúvida do que escrever sobre Windsor. Domingo fomos prá lá de caravana passear no centrinho, ir no Castelo e tudo mais. E foi ótimo, mas assim... Não sei o quanto vale a pena.

Windsor é uma cidadezinha do condado de Berkshire há 40 min. só de Londres. Mas é conhecida mesmo por abrigar o Windsor Castle que é uma das três residências oficiais da Monarquia britânica e o maior e mais antigo castelo habitado no mundo! Aparentemente a Sra. Dna. Excelência Rainha passa vááários finais de semana desagradáveis por lá.

O Castelo tem uma história de mais de 900 anos, mas durante esse tempo foi evoluindo seu estilo conforme os tempos, já que a galhera ainda vive lá - imagino eu que não dava prá deixar o lugar sem banheiro por exemplo, né? Ele é obviamente lindo, enooorme (45 mil m2!) e cheio de história prá contar. Adóóro escutar o audio-guide (que é de grátis) sobre a torre de defesa, a estrutura dos muros, quem morou lá, quem fez ou deixou de fazer o quê, etc...

Fora que a atração mais legal mesmo (hihi) é a famosa Casa de Bonecas da Queen Mary, feita no início anos 1920. Pelo que eu entendi a idéia veio da (desocupada) prima dela, a Marie Louise, que tinha vários contatos no mundo artístico e arquitetônico, inclusive o arquiteto famosão da época, Sir Edwin Lutyens, que foi quem construiu a casa. Só que assim gente, o negócio é perfeito e lindo, lindo lindo! A ponto de as miniaturas (de aspirador de pó, por exemplo) funcionarem, a casa ter Luz elétrica e até sistema de encanamento - QUE FUNCIONA...!

Essa é a sala principal da casa, olha isso!

Mas então, apesar dessa atração lindinha (mas também super rápida, né?) com certeza, by far, não foi o Castelo/Palácio mais legal que eu já fui. Não sei se justamente porque ele ainda é habitado ou se é o jeito como eles contam a história, mas não saímos (eu e a Carol pelo menos) zuuuper impressionadas. Os Palácios de Viena, por exemplo, dão de mil! Até a visita ao Palácio da Espanha - que é bem menor obviamente e é um Palácio afinal, não um Castelo - achei mais interessante!

A questão também é que apesar de ser bem perto de Londres, tem que pegar o metrô até a estação (Paddington ou Vauxhall), pegar o trem até Slough e trocar de trem prá Windsor. Tudo isso obviamente lotado e calorento, como tudo aqui no verão :) E lá, com o tempo lindo que fez e em plena férias de Julho, imaginem a situação da quantidade de pessoas e de fila que nós enfrentamos debaixo do sol. Enfim, resumindo: é um programa BEM turístico e você tem que estar beeem no clima da coisa!

De jeito nenhum que é chato ou ruim ou feio, entende? Mas por exemplo, prá quem vem prá Londres pela primeira vez ou prá passar menos de uma semana... Eu diria que tem coisas mais legais - e mais fáceis e baratas! - de se fazer. Agora, óbvio. Prá quem mora em Londres ou vem passar um tempão na Inglaterra, é algo interessante, né? Só tentar ir em dia de semana e fora da alta temporada... Deve ser mais agradável! hehe

4 comentários:

Helô Righetto disse...

colheguinha, sai trem direto de waterloo pra windsor!!!! a cada 15 min ou algo assim....

Marina disse...

Nuossa, podia saber disso no Domingo de manhã... haha

Lu disse...

hahahaha
Será que mesmo depois de 10 anos morando aqui ainda haverão estes micos???

Marina disse...

Ah provavelmente, viu!! Se o Rodrigo mora aqui há quase seis e não tem nem noção...! haha