Olha, difícil explicar o que é o Primark, viu? Tipo assim, a realização de todos meus sonhos?
Tá bom vai, menos. É só uma loja barata. Bem barata. Muito barata. Ridícula de barata. Ri-dí-cu-la. Prá vocês terem uma noção (e eu nem sabia disso até agora há pouco), a média de preço da peça lá é £4,00... Gente, alow, menos de R$12,00.
Daí você pensa: só vende coisinhas, acessoriozinhos e coisa e tal. Mas não, os caras vendem tu-do. De prendedor de cabelo à almofada, de meia-calça à cortina de box, de vestido a malas grandes de viagem. Tudo na pechincha. Já comprei almofadas lindas (alguém foi na casa de mamãe ultimamente?) por £3, "recheio" de edredom (super quente) por £4, blusinhas (milhões) por £2. Você vai lá, compra muita, muita, muuuita coisa... E gasta £30, juro. O Rafa foi lá (meu irmão mais velho), comprou um monte de camisas bonitas prá trabalhar por £5 cada e, segundo ele, tão até que durando!
Claro, tudo tem seu "preço": as lojas parecem uma guerra, filas enormes, claustrofóbico às vezes! Atualmente eu quase que só tenho peças básicas de lá - e sem vergonha de contar, porque eu percebi que, pelo menos alguns ingleses, móóórrem de vergonha de contar que usam roupa do Primark! Blusinhas de £1 tenho zilhões, pijamas (são lindos!), acessórios, vestidinhos e até calça jeans (comprada por £8 e durando muito) são de lá. Semana passada eu fui e venci minha última barreira de preconceito contra a loja: os sapatos. Im.pres.sio.nan.te. Comprei nada menos do que quatro sapatilhas e um sapato muito chique tudo por £37, são quatro sapatos por menos de R$100! E vou falar? Sapatos bons, muito confortáveis e bonitos. E daí se durar pouco? Paguei tão barato que compensa! (isso foi inspiração da Ju, que foi na Senso em São Paulo e comprou um sapato maraaavilhoso por muito pouco! Recomendo muito a Senso em São Paulo também haha)
Óbvio, a qualidade de algumas peças às vezes deixa a desejar, tem sim algumas quase descartáveis. Mas por exemplo, se tem algo muito da modinha (que em geral coisas da moda são carééésimas) e você tem vontade de comprar, esse é o local. Não se gasta quase nada, você usa durante a estação enquanto tá em alta e pronto. Abandona uns meses depois sem dor na consciência.
Aliás, dor na consciência era algo que eu tinha no começo quando eu ia lá. Porque né, faz você pensar: é barato demais, tem algo errado, alguém se ferra no meio do caminho, não é possível. Só que de tudo que eu já procurei sobre o Primark, óbvio que eles já foram acusados de usar trabalho infantil na Índia, trabalho escravo nas Filipinas e etc. Mas sinceramente? Nada diferente do que a Zara já foi acusada de fazer em Portugal, na Índia, no Panamá... Ou A H&M ou tantas outras. Infelizmente, acho que a diferença não tá ai, mas em quanto todas as outras investem em Marketing, estrutura e - em alguns casos só - um pouco mais de qualidade.
Enfim, eu acho um lugar bem digno prá comprar umas roupinhas, coisas prá casa e acessórios. É uma guerra, é lotadão e tudo mais, mas prá mim vale super a pena. Ah! Eu também não sabia, mas o Primark é uma marca Irlandesa e hoje tem quase 200 logas na Europa - 139 só no Reino Unido. Então de qualquer maneira, quem for prá Espanha, Alemanha, Holanda, Portugal ou Bélgica acha uma loja também.
Só prá ilustrar a situação. Isso foi na abertura de uma loja do Primark não sei onde. Houve um boato de que todas as peças estariam por £1 e a galera se matou, clima promoção das casas Bahia com fila às 5h da manhã, saca?