quinta-feira, 8 de outubro de 2009

I - Madrid

AMEI. As praças, as pessoas mal-educadas, tomar café da manhã de pão com manteiga e café com leite, do metrô com ar condicionado, de saber que existe um outlet da Zara (não comprei nada, não tô podendo!) de comer BEM de verdade, enfim...


O Parque del Retiro é lindo de verdade e o Museo del Prado é muito legal também...! Eu não tenho aquééla paciência prá museu, né, porque é chato admirar o que você não entende hihi. Então peguei o Audio Guide (que eu descobri que é indispensável!) e fui lá felizona olhar as obras, principalmente as mais importantes, tem umas coisas muito doidasss! As que eu mais mais gostei mesmo foram essas:

Saturno Devorando a un hijo (Goya), que foi a coisa mais assustadora que eu já vi em toda a minha vida. Alguém falou prá ele (seria o Oráculo? Alguém mais culto me ajude) que um dos filhos ia pegar todo o poder dele então assim que eles nasciam ele devorava. Só quem escapou foi o Jupiter espertão.


La Familia de Carlos IV (Goya), porque foi aí que eu descobri que o Carlos III foi um rei dos bão e que o Carlos IV foi um rei banana e não mandava em nada, quem mandava mesmo era sua muié, a Maria Luisa, que é quem tá no meio do quadro com cara de entojo. Gostei.


El Descendimiento (Roger van der Weyden - quem?!). Chega uma hora que tudo as obras de Jesus na cruz ficam meio enjoativas, vai... Mas minha gente. Eu entrei na sala e pensei "nossa, que legal, não é um quadro, é uma figura em 3D". Mas nãããão... É uma pintura mesmo! Tão, mas tão, mas TÃO perfeita, que parece que é em 3D! Juro, fiquei muito impressionada, fiquei uns minutos lá meio com cara de trouxa.


El Jardin de las Delicias (El Bosco). Se alguém quiser enxergar tudo que tem nesse quadro tem que morar lá no Prado, porque é tanto detalhe doido (tipo uma mulher pelada dentro de uma bola admirando um rato preto, quem achar ganha um prêmio) que demora uma vida prá ver cada coisinha.



Acho que é isso. Agora vendo as fotos eu vejo como é diferente MESMO ir no museu olhar a obra em si (tipo essa 3D, que só dá prá ver lá), coisa que eu nunca valorizei assim... muito hehe. Vi muitas outras legais, tipo As Meninas, mas se esses são os que vêm na minha cabeça assim, sem precisar de lembrete, é que foram os mehores mesmo, né?!

Nenhum comentário: