segunda-feira, 8 de março de 2010

Enfim, Bath

Bom, o momento já me passou, devo dizer. Não tô mais naquela emoçããão de falar de Bath, mas tenho que falar, néam. Até porque realmente, a cidade é tão lindinha, tão fofinha, tão gracinha, que não tem como.

Vai, olha que cuti-cuti

Não é? Pois bem, não tem como não comentar.

Bom, resuminnndo, Bath é das antigas, mas assim, moito. Antiga tipo época dos Romanos, entende? A atração principal de Bath é inclusive o Spa em que há uns 2.000 anos (!) os Romanos usavam. Olha só que interessante: lá tem uma água que vem do solo quentinha e eles - óbvio - achavam que essa água tinha propriedades de cura e milagrosas, então montaram uma estrutura INCRÍVEL de spa para todos poderem aproveitar os poderes da água. É incrível mesmo, tem piscinas, saunas, dá prá ver toda a estrutura, muito legal, ó:

Essa é A foto tradicional de Bath, símbolo e talz. Não tenho como detalhar mooito aqui né, mas o que mais me marcou foi que a água que a gente vê hoje, provavelmente caiu em alguma chuva há uns 10 mil anos. 10 MIL. Não tava dando conta de acreditar.

Bom, passeei também na Catedral de Bath onde o primeiro Rei da Inglaterra foi coroado (cultura, minha gente, muita cultura) e olha... Não foi a catedral mais impressionante que eu já vi (Toledo ganha fácil) mas eu AMEI foi uma coisa de sentimento, compreende? Não sei se pela história, ou porque ela é toda baseada SÓ e apenas na história de Jesus, achei muito, muito gostosa.

Continuando. Daiii, na época Georgeana (sei lá falar isso em Português), Bath chegou no seu auge. Virou assim, como diria Wikipedia, um Resort extremamente popular para os ricos e privilegiados que vinham prá cidade aproveitar as propriedades de cura das águas (eu não consigo compreender, juro, por que essa fixação com as idéias de cura). E foi daí que Bath saiu com essa arquitetura meio única da época, que também é um dos principais programas turísticos.

(aqui eu devo fazer uma pausa prá dizer que ninguém precisava ter me falado nada disso. Era só me falar que Johnny Depp tinha uma casinha lá que eu já ia ficar interessadíssima, mas ok...)

Enfim. A gente também deu uma sorte gigante, porque fez o primeiro final de semana com solzinho dos últimos meses e a paisagem tava ainda mais linda! Aproveitamos bem, ficamos com uns amigos super legais da Carol, numa casa gostosa, bebendo vinho, que mais que eu queria, não? Tá, eu queria ter visto o Johnny Depp, mas quem sabe na próxima... Porque eu quero voltar!




As amigas da Cá, Carol, eu e quem tava tirando a foto era o Sid, também amigo da Cá!

E minha incrível guia turística que me levou em todos os lugares ;)

2 comentários:

Gisley Scott disse...

Bath é de tirar o fôlego :)! Me encantei :)! Quando eu olho p/ essa arquitetura, principalmente esse local onde eles iam p/ "se curarem", me veio à mente aquelas músicas de canto gregoriano tipo Enigma, Era e Lesiëm.

Muito 10!
Próxima vez vc pode fazer um vídeo!Queria ver vc falando! És muito engraçada :)!

Anônimo disse...

Oi Má!!!!!!!!!!!!
AAmmeeei!!!!!!!!! muito legal...já sabe né??próxima temporada com direito à Bath
Bjos
mamadi