quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Westminster Abbey

Seguindo na linha de programas nerds que tenho me proporcionado e aproveitando que eu podia ir a pé economizando 3,70 de metrô, hoje eu fui na Abadia de Westminster, óh!:


Eu já tinha ido lá em 2006, mas foi muito corrido. Então dessa vez eu fiz de um jeito que até minhas professoras de História da escola ficariam orgulhosas. Como tem muita coisa prá ver, eu fui com bastante calma, andei cada centímetro, peguei um audio guide e fui atentamente observando tudinho! Só que é uma bela duma sacanagem que não pode tirar foto de nadinha lá dentro, de modo que vou ter que narrar mesmo o que eu mais gostei, para todo mundo ver quando for lá um dia (comigo, hein!):

- Como eu já falei que tudo aqui é muito novo, a Abadia começou a ser erguida em 960 (!) mas só para abrigar uns monges beneditinos (total no clima de 'Os Pilares da Terra'). Só que os monges deram uma sorte e o famosíssimo - até então desconhecido para mim - rei Edward, The Confessor, resolveu construir o palácio dele lá por perto e fazer uma igreja respeitável naquele local. E morreu uns dias depois, coitado. Mas tudo bem, porque desde então todo rei e rainha é coroado, casa e é enterrado lá (e muitas outras pessoas também). Todo mundo sabe que o casamento e o funeral da Diana foram feitos lá. Né?

- De modo que isso me leva ao que mais me impressionou. São mais de 3.000 pessoas enterradas lá, de poetas a cientistas a monges à nobreza. Ou seja: andou, pisou.

- A primeira obra que me impressionou foi na primeira capela (óbvio que eu esqueci o nome da porcaria da capela) que tem uma obra bem assustadora. É um esqueleto horrével saindo das profundezas e um marido tentando salvar a esposa dele. É romântica, mas meio creepy, vai. Então, essa moça (que eu também esqueci o nome dela, mas não era rainha nem nada) ela mórreu em 1700 e pouco, com 27 anos, dando à luz seu único filho. Uns anos depois o pai morreu também e o filho, que devia ser alguém importante, mandou construir isso na abadia em homenagem a eles. Legal, né?

- Daí uma das coisas mais importantes que tem lá, atrás do altar principal, é a Lady Chapel, que o rei Henry VII construiu no séc XVI, eu acho. É maravilhosa!


- E lá tem muitos túmulos, claro, inclusive o dele bem no meio, mas o mais legal mesmo são as fofocas, fala ai? E lá tem uma muito boa! Foi assim: A Elisabeth I, que foi rainha, tinha uma meia-irmã que era rainha antes dela e era ultra católica. Só que essa irmã morreu sem deixar filhos e então só ai ela foi coroada. E ela, ao contrário da irmã, era super a favor da reforma da igreja e da Monarquia como poder supremo (espertona, ela!) e mudou um monte de coisas. E então tá, ela hoje está enterrada lá, com sua coroa e tudo mais e a irmã embaixo dela, sem nome, lenço nem documento (?!).

Só que a Elisabeth tinha uma arquiinimiga, a Mary, Queen of Scots. Elas se odiavam primeiro porque a Mary era ultra católica e também porque ela era a maior ameaça para a Elisabeth, já que elas eram primas de II grau e a Mary era a próxima na sucessão do trono. (convém dizer que prá mim isso é uma fachada e eu acho que o que elas queriam era pegar o memo homem, mas continuemos...)

Naquele tempo, como tudo era meio exagerado, em vez de elas se pegarem em uma briga de puxar cabelo, não... A Elisabeth foi lá e mandou matar a Mary, sem dó nem piedade, e ela foi enterrada em qualquer lugar. Só que a Elisabeth também mórreu sem deixar filhos (qual o problema dessas mulheres?!) e imaginem só... Quem era o próximo na linha de sucessão? O filho da Mary...! Tóóóma Elisabeth! E então ele, que tinha ódio mortal de Elisabeth, mas não podia tirar ela da Abadia, foi lá e mandou construir um túmulo quase igual para a Mary e levou o corpo dela prá lá. E hoje elas estão enterradas exatamente uma na direção da outra, separadas só por uns metros. Fofoca quente essa, hein? hein? ;)

Que mais...

- Ahhh os ingleses também são muito espertinhos, né? Sabe quem eu encontrei no Poetry's Corner, onde estão enterrados vários poetas (até o Lord Byron, que eu aprendi na esola!)? O Handel, vejam vocês! Daí eu pensei: Uai, mas ele não era alemão? O povo inglês não enjoou dele e ele teve que mudar de país? Pois então... Só que depois que ele escreveu Messiah e virou mais pegador que o Zé Mayer, não só ele se apresentou na Abadia com um coral de 500 pessoas, como no audio guide a única coisa que o cara menciona é que ele "passou a maior parte da vida e suas maiores composições foram escritas aqui na Inglaterra"... sei, sei...

- Eu também, particularmente, acho muito incrível que o Darwin e o Newton também estejam enterrados lá. Mas na verdade eu acho que eles (a igreja católica) fizeram isso só prá se mostrarem tolerantes, até porque em momento nenhum comentam sobre isso.

- Por fim, foi legal também ver os lugares onde os monges cantavam, oravam, etc. Tem até o lugarzinho lá do Código da Vinci, que foi construído em 1066 eu acho, onde eles iam rezar todas as manhãs. Mas o mais engraçado mesmo é que tem uma parte lá que eles falaram que tiveram que construir uma enfermaria um pouco mais, digamos... desenvolvida. Porque os monges estavam ficando muito doentes, de tanto comer carne e beber cerveja! Juro! Mas eu achei engraçado só até eles falarem que mais da metade dos monges morreram quando teve a peste bubônica. Credo.

Pronto, acho que isso é o máximo que eu consigo lembrar, o resto são detalhes. Porque eu gosto dos programas cultos, né, mas minha memória nem tanto!

Um comentário:

Lívia disse...

Marida, fala a verdade: voce anda fazendo bico de guia turístico!?!?!? Hehehehhe... AMEI a descriçao detalhadissima! Vc podia lançar um livro Ma, "London for dummies", ia vender que nem água! :)

Certeza q qdo eu for te visitar, vc já esta contratada viu! E esse papo de guia turístico me lembrou um filme que eu assisti esse final de semana, que depois eu te conto melhor.... BJOS!