terça-feira, 8 de março de 2011

Shrove Tuesday

Bom né, já que a galhera debandou, sumiu mesmo entre blocos, churrascos, praias e fazendas, eu faço um humilde post só pra contar que aqui no Reino Unido hoje é o dia da.... panqueca.

A Shrove Tuesday (acho mais digno que Dia da Panqueca) é a Terça de Carnaval de quem não tem sol, caipirinha e samba, mas no fundo é tudo a mesma coisa: Fat Tuesday, Mardi Gras, Shrove Tuesday e Terça de carnaval todas vieram mais ou menos do mesmo lugar: de ser o dia que antecede a Quarta-feira de cinzas para os cristãos, o dia de se preparar para a quaresma, para o Jejum que por sua vez antecede a Páscoa. A diferença é que hoje a chamada Shrove Tuesday está mais associada à tradição protestante e o 'Carnaval' à tradição católica, mas né? Tudo ali.

Enfim, como ia começar o Jejum, basicamente nesse dia a galera se acabava nas comidas com gordura, ovo e açúcar, que eram restritas durante a quaresma - e veja só, alguns dos principais ingredientes da nham-nham panqueca.
Aqui na Inglaterra, especificamente, eles fazem inclusive a corrida de panquecas, que dizem ter se originado em Olney: o boato é de que uma Dna. de casa tava tão ocupada fazendo suas panquecas que quando tocou o sino da Igreja ela saiu correndo de casa ainda segurando sua frigideira e jogando a panqueca pro alto. Se é verdade não garanto, mas o que importa é que hoje é considerada uma tradição importantíssima do local.

Enfim, eu fiquei bem com vontade de fazer umas panquecas hoje. Mas como ando com o dedo meio podre pra sobremesa (no final de semana fiz uma mousse que não rolou e um brownie que passou um pouquinho do ponto) e vou chegar em casa muito tarde, acho que vou adiar a tradição pro Sábado, aproveitar que tem até Syroup em casa. O problema é que eu não pretendo fazer jejum algum nos próximos dias e né... depois haja academia, ballet e terapia pra compensar as calorias extras e a culpa :)

Update (sem acentos): gente, para tudo! Acabei nao indo no ballet hoje e resolvi que o Dia da Panqueca aqui em casa ia ser hoje mesmo. Sente soh que orgulhooo!

Fiz uma mini-montanha de panquecas e de um lado os recheios salgados e do outro os doces. Eu comi duas de frango com um pouco de Cream Cheese e lascas de Gruyere (chique, benhe) e o Rodrigo comeu algumas diferentes, com parma e os outros queijos. De doce comi a tradicional de limao e acucar e uns morangos e o Ro comeu uma de Berries com Syroup. NHAM NHAM!

6 comentários:

Dedé disse...

Minha flatmate, Welsh que ela só, vai fazer panquecas pra gente! Fiquei tão feliz! :)
Espero que suas panquecas no fim de semana fiquem ótimas! :)
bjos

little cintia disse...

Eeeita, se acaba! :D

Anônimo disse...

WOW!!!!!!!!! qUE MENINA PRENDADA!!!!!!!!

bJOS

mAMADI!!

Cheers! Fla disse...

Mas essa sua mesa estah muito chique! A minha tinha nutella e soh e ainda comi em peh na cozinha, nossa ha, ha, ha

Ah vai, quem nao tem carnaval come panqueca! Desde a primeira vez que ouvi dessa tradicao jah adotei, rs.

bjs

Lívia disse...

Ahhhhhhhhhh eu queroooo!!!
Amiga, jejum de quaresma vai bater forte por aqui viu... MAS como vc so volta pra ca bem depois da Pascoa, vamos ter q fazer um Shrove Day qdo vc vier! Ta combinado ja!! hahahahaha

Bjossss Ma, saudades!!!

Muri disse...

Oi Marina!
Estou acompanhando seu blog a um tempo... gosto muito de ler suas historias!
Vou para Londres em Abril... quais dicas voce me dá??vou ficar 6 meses a um ano...
bjos... e continue com as boas historias!!