segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

L'Atelier des Chefs!

(Olha, eu não quero transformar meu blog em um blog de cozinha, mas que culpa eu tenho se o universo conspira a favor dos meus dotes culinários?! :)

Quinta foi dia de Workshop final com o cliente, que inclui no final um mini-evento de comemoração, team building, essas coisas. Só que era surpresa e a gente só foi descobrir onde íamos na hora. E eis que minha chefe teve a idéia mais genial dos últimos tempos: fomos no L'Atelier des Chefs pra um curso de culinária! Não posso ignorar e não contar como foi né...

Nosso "time"

O L'Atelier des Chefs é uma cadeia de escolas de culinária da França e eles têm essa filial aqui em Londres. É bem perto do escritório (atrás da John Lewis de Oxford St.) então fomos a pé mesmo. Bom, começa que o lugar é super lindo, organizado, uma delícia! Ficamos um tempo conversando e tomando champanhe e então o esquema (no nosso caso) seria ir pra cozinha em dois times de 6 pessoas e cada um preparar o seu jantar em 1h30 - obviamente com a ajuda do Chef, que pra ajudar era muito simpático e ligeiramente gatchénho. Cada um tem sua tábua, suas facas e todos os ingredientes já estão separadinhos.

Ele explica as receitas, o que vai onde, quando tem que fazer o que e daí cada time tem que se organizar. O nosso cardápio foi (sente o drama): de entrada Verrine de camarão com abacate, chilli e bacon crocante; de main peito de Pato com abobrinha no alho, batatas e molho de pimenta vermelha; e de sobremesa Mille Feuille de ameixas temperadas com laranja, chantilly e calda de caramelo.

Gente, essa descrição não faz jus ao que é a comida, sério.

O Guacamole:

Entendem? O Bacon ali esturricado, os camarões... Alguém aliás me conta o mistério de como um camarão cinza fica laranja? Grata.

O prato principal:

Esse é o mais difícil de explicar. As "batatas" na verdade é um pure, embaixo da carne. Mas não é um pure normal né galhera? Vai tudo nele, cebolinha, salsinha, muuuita manteiga e até limão. E as abobrinhas foram feitas juntas com uns tomates semi-secos, meio azedinhos... pra contrastar com esse molho, que apesar de chamar molho de pimenta (vermelha), é meio adocicado, porque é feito com cebola Shallot (da qual eu nunca tinha ouvido falar, obviamente!). Complexo minha gente, muito complexo...

A sobremesa:
Eu fui humilde na sobremesa, era pra ter três camadas. O chantilly não é normal, é muito melhor e feito com vários ingredientes. E as ameixas ficam deliciosas e têm um gostinho de laranja no fundo incrível... E esse caramelo nem posso comentar que me dá vontade de chorar - puro açucar, manteiga e creme de leite. Projeto Verão #Fail para todo o sempre.

E os vinhos que nos acompanharam:

O Branco na entrada e o Malbec atééééééé altas horas :)

Bom, "resumindo": pra mim o mais legal mesmo foram as explicações, o básico de como cortar cada coisa, como fazer o pato, limpar o camarão (mil vezes écati), o chantilly... E aprendi a técnica lá que o Jamie usa pra cortar as coisas em segundos e agora ninguém me segura! Daqui uns 5 anos tô fazendo igual - sim, porque parece tão simples, mas é difícil pacas! Enfim, eu chego lá, ainda mais se o mundo continuar me incentivando assim, tão descaradamente! :)

(Ah e quem sabe né? Se alguém quiser as receitas é só pedir, que eles mandaram tudo pra gente! Eu ainda não me arrisco não hehe)

6 comentários:

Anônimo disse...

WOW!!!!!!!!!! essa menina vai longe!!!
Certeza que vc vai preparar o almoço de Natal!!!! kkkkkk
Brincadeirinha,rsrsr

Bjos,love u...na torcida pra parar a nevasaca!!

Cheers! Fla disse...

Wow, mas mulher, o universo estah mesmo conspirando a favor dos seus dotes culinarios!!! Muito legal, me manda as receitas? Serah que me arrisco? ha, ha, ha.

Ma, e ai, vc vai poder viajar? Jah entrou em contato com a companhia aerea? Fiquei pensando em vc hoje o dia todo.

E minha tia que veio ontem pra Europa com minha prima e ligou pros meus pais se despedindo, tipo: "Se alguma coisa acontecer comigo, bla, bla, bla, tadinha, estah em panico total!"

bjs e boa sorte no resto da semana pra vc viajar!

Anônimo disse...

Marinets, passa a receita do chantilly? Bjs Fernanda

Unknown disse...

Nooooossa, que chiquérrimo! Achei o máximo! É amanhã que você viaja, né? Tomara que dê tudo certo! Um beijo!

Anônimo disse...

J'ai appris des choses interessantes grace a vous, et vous m'avez aide a resoudre un probleme, merci.

- Daniel

Lívia disse...

Ma eu deixo vc treinar aqui em casa! Hahahahahah

AI MARIDA, QUE DELICIAAAAAA to babando!!!