quinta-feira, 8 de abril de 2010

Os museus...

A gente foi em dois museus lá em Viena, o Kunsthistorisches (leia alto e em 1 segundo esse nome e te dou uma prenda) e o Belvedere. Ambos lindões e super legais.

Bom, eu depois que descobri o Audio Guide sou uma nova pessoa. Gente, Audio Guide é tudo nessa vida, sem ele qualquer visita a museu é um saco quando você não entende nada de coisa nenhuma. Com ele eu descubro altas coisas, as histórias da família real, o porquê de um artista ter feito aquele quadro ou a história do museu. Demais da conta.

Então que o Kunsthistorisches é o museu de Fine Arts de Viena e considerado um dos mais importantes da Europa! Ele é lindo lindo lindo e não tô nem falando das obras de arte ainda. O prédio em si é incrível, cada sala maravilhosa, ó:

Olha quecoisa? Adoramos e adoramos as obras também. Tem a parte de Grécia e Roma antiga e o segundo andar tem pinturas de artistas holandeses, alemães, etc - tem Velasquez também, e mais outros que óbeveo que eu não vou alembrar-me.

O outro foi o Belvedere, mas o que a gente mais gostou lá - além do quadro mais famoso - foi o edifício em si. Na verdade olha que interessante: o museu antes era o Palácio do Prince Eugene de Savoy. Esse cara era aparentemente MUITO feio, mas segundo eles mesmos, "em compensação era brilhante". Fez carreira militar e como era muito inteligente e um estrategista muito bom, fez uma certa fortuna e mandou construir essa casinha para si. Muito tempo depois que o palácio foi comprado e por fim terminou nas mãos da Maria Theresa (Imperatriz), que deu o nome de Belvedere ao lugar - que significa vista bonita, algo assim.

Bom, o quadro mais famoso e - realmente - o mais lindo é O Beijo, de Gustav Klimt. Desses de você ficar admirando uns minutos e olhando os detalhes e, fora os detalhes, o quanto ele é gostoso de olhar mesmo. Eu já tinha ouvido falar desse quadro e achava meio cliché demais, mas o fato é que ele é lindo mesmo e não tem como não gostar.

No Audio Guide eles falam um montão sobre os simbolísmos na pintura, nas cores, na posição do casal e tudo mais. Mas prá mim isso não era o mais relevante. Achei o quadro lindo MESMO, independente de o porquê de uma forma ser retangular e a outra redonda, entende? Vale a pena ir lá!

5 comentários:

Gabi R. disse...

Sabia que eu nunca tinha visto esse quadro?! Eu jah tinha ouvido falar (obviamente nao mto!), tanto que qdo li "o beijo" imaginei algo totalmente diferente.
Realmente eh lindo!
Os dois museus tb sao incriveis! Me amarro na arquitetura desses predios historicos/antigos!
Deve ter sido muito legal a viagem, mesmo!
bj

Lívia disse...

Aiiiiiii Ma, que demais!!! De todos os quadros que vc ja postou aqui (sua metida! hehe) esse foi o melhor! Eu AMO Klimt, to ate querendo colocar um no meu quarto! :)

Bjus

Anônimo disse...

E depois de td isso eu tenho que ouvir que a viagem n'~ao foi assim uma brastemp!!!!!!!!!!! ai eu mereço!! Perspectiva é td nessa vida ehheeheh

Nara Paiva disse...

Meu favorito! É pura poesia, o retrato do amor!

Vivi disse...

Cara Audio Guide muda a vida mesmo... graças as suas dicas otemas fui ao Palacio de Versailles e lá descobri o audio guide q foi TU-DO!! Soh nao rolou no Louvre pq eu teria q ficar 1 semana soh indo la hehe... Ai flor seus "modestos" passeios ai pela Europa parecem estar sendo mto gostosos, aproveita moooito e continue relatando tudo dessa forma incrivel q soh vc consegue bem!