domingo, 11 de abril de 2010

Palácios

Adoro visitar uns palácios, tá? Gosto de saber como era a vida dos imperadores, curiosidades e fora que sempre são lugares e jardins maravilhosos.

Em Viena a gente foi no Schönbrunn que era o palácio de verão e no Hofburg, que era o palácio Imperial da "cidade" da dinastia Habsburg. Sem dúvida, eu e o Rô nos encantamos mais com o palácio de verão.

A história do palácio é longa - claro - mas a ênfase é data mais no período a partir de 1728, quando o imperador Charles VI comprou o palácio e um pouco depois deu prá sua filha, Maria Theresa. Basicamente o reino da Maria Theresa foi que marcou o palácio, já que ela adorava o lugar e cuidava de tudo. Aliás gostei dela, muito sinônimo de mullér muderna: além de cuidar do palácio, sua decoração e limpeza, ela foi a única mulher da dinastia dos Habsburg a governar o país e parece que o governo dela foi revitalizante e eficiente. Por vinte anos ela lutou duas guerras enquanto paria DEZESSEIS filhos - uma das quais, olha só, era a Maria Antonieta! Uma das frases dela na última guerra é que se ela não tivesse prestes a parir ia ela mesma lutar. E ela ainda tinha tempo de ser carinhosa (ao mesmo tempo rígida) com os filhos e amava muito o marido. Curti.

O Palácio Imperial é ainda mais antigo e tem mais de 1.000 anos. O foco mesmo desse palácio é a vida da Imperatriz Sisi (moito famosa a Sisi, vou falar só dela depois) e seu marido Franz Joseph. Na verdade eles fizeram três "museus" dentro do palácio: a primeira parte é a Silver Collection com os objetos incríveis de banquetes (como travessas de ouro, essas coisas), só prá todo mundo ter uma idéia do luxo em que eles viviam.

Depois vem o museu da Sisi, mas esse eu vou deixar um post só prá falar dela. Como a Débora disse, ela é uma figura bem interessante! Bom, por fim o último museu conta com os apartamentos reais e a gente pode de novo ver como eles viviam, onde tomaram decisões importantes, faziam seus cocôs, essa coisa toda. Não tirei muita foto desse palácio quanto de Schönbrunn, mas essa é uma foto do site deles:


Bom, os passeios nos palácios acho que foi o que a gente mais gostou. Foram os passeios mais longos, mais completos e nos quais mais dá prá conhecer a história do país, da Dinastia, dos conflitos etc. Não é barato (acho que é uns 15 euros cada visita), mas não tem como não ir!

Nenhum comentário: