segunda-feira, 12 de abril de 2010

Big Brother Sissi

Enquanto o Rô tava interessadão nas políticas e economia dos 1700, quem lutou e matou quem, eu tava interessada em saber quem traiu quem, quem se matou e quem não gostava do marido. Só BA-BA-DO.

Pois que na Áustria babado atende pelo nome de Sissi - ou Empress Elisabeth of Bavaria. Ela foi casada com o último imperador da Áustria, Francis Joseph (que parecia ser um maridão) e sua fama é grande por vários motivos:

- Ela era considerada a mulher mais linda da sua época (tenho minhas dúvidas)
- Ela odiava a corte e os compromissos sociais e raramente estava nos eventos, vivia viajando
- Ela morreu assassinada por um anarquista Italiano quando tinha 61 anos (Terrorismo, a gente se vê por aqui).

No palácio imperial tem até um museu dedicado só a desmistificar a figura da Sissi e contar os pormenores da sua rotina e da sua personalidade difícil. Mas eu posso dizer? Curti a Sissi.

Ela nasceu em Munich em 1837 e cresceu meio que em liberdade, correndo, brincando, enfim, sem muitas regras mesmo sendo filha de um Duque. Quando ela tinha 15 anos foi acompanhar a mãe e a irmã mais velha em uma viagem, cujo objetivo era que o então Imperador (e primo delas, by the way) notasse a irmã e eles casassem. Só que bem a lá irmãs Bolena, o Francis ficou encantado com a beleza da Sissi e escolheu que era com ela mesmo que ele queria casar - simples, néam?

Eles casaram um ano depois e daí prá frente foi ladeira abaixo, coitada. Juro que eu entendo ela. Parece que no começo ela até tentou se "encaixar" no modelo, fazer as vezes de Imperatriz, com as regras rígidas e disciplina que se exigia. Só que ela tava ficando meio exausta dessa palhaçada toda, chorava escondida, ficou meio doente e foi passar uma temporada (de apenas dois anos!) longe. Quando voltou, era tipo assim, uma nova mullér: super independente, bem segura de quanto ela era linda e sem paciência prá ser imperatriz modelo (ela falava que se sentia que nem um cavalo, sendo exibido pelos outros).

Bom, a parte de ela ser chatinha é que ela era obcecada pela sua beleza. Passava de duas a três horas por dia arrumando o cabelo; era MUITO magra (imagina: 1,72 e 47 quilos! Muito Gisele); e prá manter tudo isso tinha uma rotina rígida de exercícios, às vezes não jantava com a família e fazia umas dietas malucas. No fim das contas entende-se que já naquela época, ela tinha anorexia nervosa.

E olha que horrível:
- Ela não curtia o marido; ela falava que com 15 anos uma menina era obrigada a fazer um voto que não compreendia e passava os próximos 30 anos se arrependendo desse voto.
- Ela odiava a sogra; ela falava que a sogra se metia em tudo na vida deles e no fim das contas ela nem pôde muito cuidar dos filhos mais velhos porque a Cobra que queria cuidar deles.
- A filhinha mais velha dela morreu com dois anos e o único filho homem, Rudolf, se suicidou com 32. E a partir dai dizem que ela ficou cada vez mais deprimida, isolada, amarga e distante. A partir de então ela SÓ usava preto e nunca estava em Viena, só viajava.

Compreensível, vai.

Enfim. Numa das suas viagens o tal do anarquista Italiano ficou sabendo que ela estava na cidade e achou que seria uma óóótima idéia matá-la prá chamar atenção. Seguiu ela na rua e deu uma facada no peito. Ela não percebeu (!!), começou a passar mal um tempo depois e só quando tiraram a roupa dela viram o ferimento. Mas já era tarde e ela morreu. Quando avisaram o Francis, só o que ela falou foi "Vocês não têm idéia do quanto eu amava essa mulher".

3 comentários:

Anônimo disse...

pois é..parece que depressão e anorexia nervosa já vem de priscas eras ehhehehh

Dedé disse...

Ah nesse último retrato dela, ela tá linda, vai?? hehe (sou fã da Sissi!)

E também, você viu que nas 2 horas que arrumavam o cabelo dela, ela tinha aulas de grego??? Chique, néam??
Tô adorando esses posts de Viena... dá uma saudade... :)

kalina morena disse...

oi Ma,
que post verdadeiro e super engracado!!! eh isso mesmo que voce escreveu sobre Sissi. perfeita sintese.
ela foi morta na Suica. sua fotos de viena estao lindas. eu tirei muitas fotos tambem la dos trams, os bondinhos, lindos e tao velhos mas funcionando bacana e seguros.
cai o queixo com a colecao de obras de arte no belvedere. tambem visitei o museu, que eh na casa do Freud.
abraco,
Kalina
http://thesotontimes.blogspot.com