sábado, 17 de dezembro de 2011

Natal em Londres

Tamo tropecando no Natal, não me aguento. Tenho pra mim que só dois tipos de pessoas não gostam do Natal: as chatas e as do contra - que em geral são chatas também, o que me faz crer que só gente chata não curte o Natal hohoho. Brincadeirinha, tsá? Mas QUEM não gosta de uns diazinhos de férias? Tudo bem, tem quem não se dê com a família, não curta o consumismo, mas é que nem carnaval: não precisa ir lá sambar e suar na avenida, mas eu aprecio MUITO meus dias de folga e não vejo a hora de eles chegarem! :)

Então que pra passar meu tempo e enrolar enquanto essas semanas do advento se arraaaaaaaaaastam, fiz uma listchénha de tradições Natalinas Britânicas que por motivos óbvios só conheci aqui!

Crackers 
Uma tradicão 100% Britânica! Como posso explicar? São uns tubos de papel cartão (cartolina? Não sei!) decorados que parecem balas gigantes. Eles estão por TODA parte no Natal, em todas as mesas em todas as festas. Basicamente cada pessoa puxa um lado e quando estoura (ele estoura quando voce puxa, tem um tico de pólvora dentro pra dar graça) uma das pessoas fica com o que tem dentro. Foto mais explicativa que essa, impossível:


Tradicionalmente dentro vem uma coroa de papel, um brinquedinho ou lembrancinha inútil e uma piada ou brain-teaser. O último que eu peguei o papel era, na verdade, a história dos crackers! Quem criou foi John Smith e os filhos dele que evoluíram e milionarizaram a ideia - até hoje, por exemplo, são feitos crackers exclusivos para a Família Real . Mas ó, a-pos-to que o Cracker deles não vem com um presente tão bacana quanto esse que eu ganhei no almoço da firma, RÁ!
Mince Pies
Mince Pie não é meu doce preferido não. Mas é tããão natalino, tem um cheirinho tão bom, que tenho que mencionar, vale até a pena procurar no Wikipedia e fingir que sei tudo: a história das Mince Pies é antiga, meio que começou lá pelo séc. XIII quando os caras das cruzadas voltaram do Oriente Médio com receitas que tinham carne, frutas e especiarias - AHAM, carne com frutas e temperos, tudojuntoaomesmotempoagora. Bem estranho, mas parece que a galhera curtiu, a tradição perdurou e apesar de a receita hoje ter mudado um pouco e ser bem mais doce do que salgada (bão, né…) todo mundo adoooora e come mointo. Pra tomar com um cházinho da tarde são bem ótimas, admito.

The Twelve Days of Christmas
The Twelve Days of Christmas é uma música Inglesa que pra variar um pouco tem mais de 2 séculos. Eles acham que provavelmente comecou como um jogo, mas na verdade ninguém sabe direito e, o melhor: ninguém sabe direito o que significa! Pra ser mais precisa: "The lyrics of The Twelve Days of Christmas may have no meaning at all. Its meaning, if it has any, has yet to be satisfactorily explained". ("a letra de 12 Days of Xmas pode não ter significado nenhum. Seu significado, se tiver algum, ainda tem que ser satisfatoriamente explicado").

Enfim, a música vai numerando presentes dados pela "pessoa amada" durante os 12 dias do Natal - entre o 26 de dezembro e o 6 de Janeiro - e vai acumulando e ficando maior, conforme os dias vão passando, sabe como? Por isso que acham que comecou com um jogo, o barato é saber decor qual o presente de cada dia e a ordem certa, sem errar. Essa é a música pra quem quiser escutar e "entender" o que fala! 

(chatinha, mas fofinha)

Comercial da John lewis
Tá bom vai, não é uma tradição de séculos, é mais uma mini-tradição da cultura pop atual mesmo hehe. A John Lewis é a loja mais cliché, mais deliciosa que tem no Natal. Tem de tudo, de (quase) todos os preços, altas coisas lindas e um super apelo "British". Dai os caras espertchenhos vão lá e todo fim de ano fazem um comercial de natal destruidor, com os únicos objetivos de te fazer 1) chorar 2) comprar. Mas, fazer o que, adoooro ;) 

E todo mundo espera o tal do comercial, o pessoal do trabalho já sabia o Sábado que ia estrear na TV (juro), empolgadões pra assistir, compartilhar, uma beleza. Eu preferi muito o comercial e a música do ano passado, mas o desse ano não dá pra dizer que não tá fofinho também...

2011

2010

Bom, mas é isso ai que eu lembrei por agora. Algo mais?

(Essas semanas demoram mais pra passar do que o resto do ano inteiro, eu hein…! Mas já estou perto: faltam apenas 4 dias que eu ainda tenho que acordar de NOITE, andar até a estação DE NOITE, chegar no trabalho amanhecendo, voltar pra casa a NOITE. Dia 23 já tem café da manhã da Vovóóó!)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Blogagem coletiva - meus 7 links

Pô, tava aqui prontinha pra ir dormir, dai que colhega me atiçou e eu tive que vir escrever um post... na verdade ela tá bem tentando ressucitar esse blog moribundo, porque como vocês podem perceber, não tá fácel por aqui :S

Enfim, nunca participei de uma blogagem coletiva, mas já que eu recebi uma indireta e gostei do "tema", deixo minha contribuição :)

1. O post mais bonito - com certeza o post de St. Paul de Vence, porque né? Se foi um dos lugares mais lindinhos que já fui, tinha que dar um post lindo também, com fotos legais e tudo mais! 

2. O post mais popular - haha esse é fácil, fácil. Em primeiro lugar, disparado, inigualável e incompreensivelmente bem sucedido está o post do Primark! HAHAHA E mais: por alguma razão ainda mais desconhecida, o post mais popular depois desse é o do Sunday Roast! Go figure...

3. O post que gerou mais discussão/controvérsia - Similar com a colhega, mas pior um pouco. Eu dou o braço pra não gerar discórdia e desde que criei o blog evitei todo e qualquer assunto polêmico que ocorreu nos últimos tempos. E como em geral escrevo meio pessoalmente, nunca recebi comentários com opiniões contrárias, ou discussões etc. Sem graça pracarai, beijos.

4. O post que ajudou/ajuda mais gente - além de sem graça eu sou ligeiramente inútil, porque admito: morro de preguiça e não tenho menor saco pra escrever detalhadamente dicas, como chegar, o que fazer, etc etc. Masss, um útil que fiz questão de escrever e algumas pessoas falaram que leram e ajudou, foi o do Consulado e como renovar o passaporte. Outro que uma galhera sempre vem ver e que talvez ajude alguém (alguém?), é o dos Musicais, porque tem vários musicais e minhas impressões sobre eles - e, pasmem, algumas informações úteis, como onde fica o teatro ;) 


5. O post que o sucesso me surpreendeu - hahaha com certeza foi um da sessão "Pérolas do Rodrigo" ou "Love is in the air", quando ele me sai com a idéia de que pro nosso casamento é só comprar uns copinhos de prástico e uns chapelzinhos. Ce vê, é falar de casamento e filho que todo mundo comenta! 

6. O post que não recebeu a atenção que deveria - ai, passo. Pensei, pensei, mas realmente eu não escrevo nada útil ou de importância ou sobre algo sério, então não achei. 

7. O post que tenho mais orgulho - Ai que dificeeeeer! Eu não sei, fiquei pensando que quer saber? Tenho orgulho dos posts antigos, detalhados, cheios de foto e bonitos...! Principalmente os de viagem (os de Viena, Zurich, Nova York...). Porque ultimamente tenho falhado comigo mesma e não tenho registrado com tanto afinco os lugares e coisas bonitas que tenho visto e isso é muito ruim! Acho que vai ser muito bom um dia ler esses posts mais detalhados e cheios de fotos e vou conseguir lembrar bem melhor dessa época...!

Acabou! Ouvi dizer que tem umas "regras" pra essa Blogagem coletiva e já que a colhega não seguiu, quem sou eu pra seguir, né? Então quem quiser e tiver vontade, faz um post igual! Até porque não entendi esse negócio de regra...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Maroush

Já que tamo ai no assunto comida, temporada de embucho de fim de ano, etc etc, antes de terminar 2011 preciso comentar do nosso novo cafofo favorito pra jantar no final de semana.

Em Westferry nossos entao vizinhos Nara e Hugo, junto com a Helô e o Martin, nos apresentaram ao "Libanês", o restaurante que até hoje não sei o nome, ali pertinho. Fomos algumas vezes, pedimos delivery outras milhaaares, uma festa. Dai nos mudamos e achamos que "poxa vida, mas aonde vamos achar outro Libanês tao bom e barato"?

Mas gente, pára tudo. A gente veio praticamente morar nas Arábias (Oh, preguica de explicar que nas Arabias ta errado e que aqui tem Sírios, Turcos, Libaneses, Marroquinos e nao necessariamente Árabes. Mas ceis entenderam, neam? Entenderam que não é ignorância nem muito menos preconceito? Ok então). Enfim. Por que olha, se a comunidade Muçulmana em Londres é enorme, a concentração em Edgware Road consegue ser maior ainda. 

Não pesquisei o porque, como e nem quando tanto Muçulmano veio parar no mesmo espacinho da cidade, mas o fato é que Edgware Road é praticamente outro país - onde se encontra requeijão na lojinha Turca (YAY!), doces árabes folhados nas patisseries, dourado e mais dourado em lojas de móveis, um cheirinho docinho e gostoso de Xixa pela avenida e, enfim e obviamente: MIL restaurantes Árabes, Libaneses, Turcos, Marroquinos, Sirios, you.name.it. O que quiser tem.









Então que né, meio difícil não encontrar um Libanês bom aqui do lado e mais uma vez, com a indicacao da Fe, achamos o Maroush, nossa delicia dos Domingos. O Maroush na verdade é hoje uma rede, enorme inclusive, e só na Edgware Road, eles têm nada menos que OITO restaurantes: um de sanduiches, um com música ao vivo e dança, outro mais chique e o restoque nóis vai, de babar.


A gente sempre que vai lá come mais ou menos a mesma coisa: halloumi cheese, hummus, kibe, arroz com macarrãozinho (sabe como?) e o famoso Shawarma, de lamb e frango, que nada mais é do que o famoso:

Churasquinho de gato Skewer Shawarma, muito prazer.

NHAM! Juro, é bom colhegas, é barato (em geral a gente paga uns… 20 por casal?), bem servido e está LO-TA-DO de Segunda a Segunda. Acho que levamos pra lá absolutamente todas as visitas que passaram aqui desde Agosto e não teve um que não gostou. Entao ó, na preguiça de cozinhar, querendo comer uma comidinha gostosa e sem gastar muito, pertíssimo da Oxford Street, eu agarantcho ;)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Comer é para os fracos

Que o povo aqui bebe pra cacete não é novidade pra ninguém né. Até ai tudo bem, cada um na sua, vamos ser feliz uhu. Mas precisa matar a gente de fome enquanto isso? De happy hour a festa da firma, o lema aqui é simples: eating is cheating (algo como comer eh "roubar"). Ou seja, você vai sair com os colhegas, num HH, numa festa, você bebe ANTES e bebe muito, e bebe por pelo menos uma hora antes de comer qualquer coisa.


Mas assim amigos, nem um amendoizinho, gente! Um canapezinho, uma azeitoninha, eles nao servem nada, por Diós. E ai se você falar "ai gente, mas nossa que fome hein, acho que vou comer antes" recebe logo um "bla bla bla, eating is cheating" e te enfiam mais um copo. Ontem fomos na festa da firrrrma. Direto do trabalho (que eu ja sou muito contra), tinha que ir meio chique, num luguar super legal, um salão lindo e talz, com jantar marcado pras 20h. Chegamos la 19h e PQP, ficamos bebendo até 21h. E olha, de champanhe a vinho a smirnoff ice a cerveja a red bull com vodka tinha o que voce quisesse. MENOS UMA PORCARIAZINHA DE UM AMENDOIM.


Enfim, só um breve desabafo, depois as pessoas pensam que eu sou a louca da bebiba, mas me diz se tem condição? Mas ja aprendi, nao serei mais a louca da bebiba, serei a louca da barrinha de cereal. Nao quer me alimentar tudo bem, pego aqui minha barrinha e vou ser feliz. E só pra deixar bem claro que eu me comportei muito bem ontem, muito obrigada. Até porque vamos combinar, sem comer desde o almoço, um copo de champanhe te deixa alegre pra noite inteira.