quinta-feira, 14 de abril de 2011

Renovando o passaporte

Esse post rapidinho é meio no estilo 'auto-ajuda' pra quem precisar renovar o passaporte Brasileiro no consulado aqui em Londres.

A Flávia escreveu há alguns dias sobre a experiência dela indo no consulado renovar o passaporte sem marcar horário. Foi ótimo e me ajudou muito, porque eu precisava ir hoje e dei uma boa olhada nas dicas dela. A diferença foi que eu marquei horário e queria contar como é e se faz diferença ou não - porque né? Esses serviços sempre são chatões e demoram mesmo...

Mas geeente, nunca fui tão positivamente surpreendida por um serviço prestado, impressionante! Eu tinha marcado 9h30, mas não tinha tirado a foto (que agora é 3x4 sem data) nem pago a taxa consular, então cheguei bem cedo em Bond Street e fui no Snappy Snaps que a Flá indicou e é em South Molton ali do ladinho.

Foto tirada, eu resolvi ir pro consulado mais cedo, pra me garantir naquela fiiiiila que todo mundo que já foi no consulado conhece. E dai já é a primeira diferença entre marcar horário ou não: com hora marcada, você só vai na porta e pronto, já entra e sobe pra esperar sua hora - ou seja, chegando só uns 10 min. antes é mais que suficiente.

Paguei a taxa lá mesmo na agência do BB e fiquei esperando meu horário. Nem 5 min. depois a moça já me chamou. Ela foi super simpática (todos foram), pegou os documentos todos, fiquei com ela uns 10 min. e ela só falou "senta lá então que daqui una 15 minutinhos tá pronto". Aham Claudia, senta lá então...

Eu já me preparei pra tomnar um mini chá de cadeira e qual não foi minha surpresa que não demorou 15 minutos não... foram 12! Juro, demorou exatos 12 minutos e o passaporte, prontinho, quentinho, já estava em minhas mãos, só assinar os papéis e tcharam, passaporte renovado!

Enfim, moral da história é: marcando ou não horário (às vezes a gente esquece de marcar ou então é alguma emergência, sei lá), o serviço de renovar passaporte no consulado é bom e eficiente. A diferença é que, sem marcar, você tem que chegar cedão pra se garantir na fila giganta da porta e o passaporte demora um pouco mais pra ficar pronto (a exemplo da Flá, ela chegou 8h45 e saiu uma 11h30. Mas realmente se você está sem tempo e quer sair de lá o mais rápido possível, marque um horário com antecedência que vale muito a pena! No final das contas cheguei um pouco antes das 9h30 e sai umas 10h10!

:)

15 comentários:

Ane disse...

Hey nice post :)
Me diz uma coisa, tenho q renovar meu passaporte mas fiquei pensando, que meu visto q esta no passaporte que ta expirando,eu fico com passaporte antigo que tem o meu visto? c sabe como funciona Marina?
Obg pelo post
xx

HK disse...

Nossa, marcar horario vale muito a pena, hein?
Eu fui sem horario marcado (a asna aqui nao achou informacao em onde marcar horario no site do consulado) e tomei cha de cadeira.
Mas depois que me atenderam o passaporte saiu super rapido.
bjs

Marina disse...

Oi Ane, desculpa a demora na resposta!

Então, você fica com o passaporte antigo sim! Tanto meu visto daqui quanto o dos EUA (de turista mesmo) tão no passaporte velho, então ele fica com você normal. O duro é andar com dois passaportes toda vez, mas fazer o que, né?!

Beijo!

Ane disse...

Oi Marina
Brigadao pela resposta, voce ajudou bastante :)

beijo.

Anne disse...

Hey Marina.
Sou eu de novo Anne. tirei meu bendito passaport, fiquei com 2 passaports assim como voce falou, mas no velho,nas pasginas em branco eles colocaram cancelado, e cortoram no canto as capa ( parte azul).
Eles vizeram isso com seu?, to preocupada na hora de mostrar meu visto no velho e imigracao encher o saco por conta disso ate pq o meu visto tem o numero do antigo passaporte que agora ta cancelado,:( eles nao colocaram cancelado na pagina onde esta meu visa.
Voce ja viajou com seu assim?
Ou ja teve que provar que voce ta aqui legalmebte usando o seu passaporte velho e novo?
Desculpa pela quantidade de perguntas. Muito obrigada pela sua ajuda mas uma vez. xx

Anônimo disse...

Ola,

Um post muito util, mas eu eu tenho duas perguntas:

A taxa consular para a renovacao de passaporte comum e' £64, mas a agencia do Banco do Brasil cobra uma taxa de processamento. Voce sabe qual o valor dessa taxa?

Eu sei que e' necessario levar uma foto colorida 3x4. Essa foto e' escaneada e a imagem colocada no passaporte, ou e' necessario tirar outra foto no proprio consulado?

Ricardo

Marina disse...

Oi Ricardo,

- Não lembro quanto é a taxa do BB, mas não é nada muito alto!

- De qualquer jeito você tem que levar 2 fotos, não tem como tirar no consulado, tem que tirar antes. E ve direitinho, porque ela não é exatamente 3x4, tem uma medida diferente eu acho.

De nada,

Marina

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta. Depois de mais pesquisa, fiquei sabendo que a taxa de processamento cobrada pelo Banco do Brasil e' de 10% do valor do que esta' sendo pago (portanto, £6.40 ja' que o valor do passaporte comum e' £64.00). O pagamento pode ser feito por Postal Order e o Correio cobra £8 de taxa de processamento.

Anônimo disse...

Este Blog é fantastico, obrigada a todos pelas infomações.
Estou indo a Londres com filhos adolecentes e nosso passaporte vai vencer durante nossa viagem! Tentei ajendar no site depois de fazer o cadastro certinho mas somente consegui uma vaga final de Outubro - tarde demais!
Estou disposta de ficar na fila para fazer esta renovação mas alguem me pode dizer se ainda é possivel de fazer isto? Que horario é bom chegar?
Obrigada
G

Aline disse...

Oi!
Parabens pelo post, muito informativo... :D

Tenho uma pergunta, se souber me ajudar agradeco muito.

Nao consegui agendar uma data antes do passaporte vencer e precisar viajar mas vi aqui sobre ir para a fila e tentar atendimento com senha... voce saberia dizer por volta de que horario seria bom chegar?

Vou ter que arriscar assim mesmo...

Anônimo disse...

Ola Aline e Anonimo, voces conseguiram retirar o passaporte novo sem hora marcada? O meu caso eh o mesmo, nao esperava que a fila de espera para agendamento online fosse demorada assim (2 meses de espera). No website nao da nenhuma indicacao que voce pode retirar o passaporte sem agendamento. Voces conseguiram? Que horas voces chegaram?
Obrigada desde ja pela sua resposta. Cin

Marina disse...

Oi Aline e anônimo,

Desculpem a demora, não vi os comentários! Então, até onde eu sei dá pra tirar sem hora marcada sim, mas demora bem mais né... então a única indicação seria chegar lá beeem cedo (tipo umas 7h, 7h30 da manhã) e tentar pegar um dos primeiros lugares da fila...!

Boa sorte!

Vanezia disse...

Ola'
Como agendo um horario no consulado em Londres? nao consigo nao sei bem onde :-(
Ja imprimir o formulario mas nao sei onde agendar um horario.
Obrigada

Vanezia

Anônimo disse...

Oi pessoal, soh um pequeno update - acabei de chegar do Consulado Brasileiro e NAO eh mais possivel renovar o passaporte sem agendamento online de horario. O consulado sugeriu que eu enviasse o pedido pelo correio, mesmo no meu caso, que preciso renovar o visto daqui 15 dias no Home Office, e o meu passaporte vencera em 1 semana.

Tudo de bom.


Unknown disse...

Tenho o mesmo problema é por aquilo que entendi vamos ter que ficar viajando com os dois =\