sábado, 23 de abril de 2011

Isso aqui ôÔ...!


Alguém me diga, o que é essa novela Vale Tudo? Eu cai em tentação de assistir há umas duas semanas. Não aguentava mais o Rodrigo no video-game e não aguentava mais todo mundo falando tanto da novela de novo. Comecei.

Gente. GENTE. melhor.novela.de.todos.os.tempos. Sério, pensa numa pessoa com experiência em novelas, muito prazer, Marina Del Monte. Eu nem tenho vergonha, porque né? Eu adóóóro uma novela e quando eu era pequena e desocupada, teve épocas de eu assistir a das seis, a das sete e a das oito. Repito, eu não tenho vergonha e você que vê maratona de Grey's Anatomy nem venha me dar lição de moral, hein! :)

Mas enfim, Vale Tudo. As músicas são excelentes. O contexto histórico excelente de crise, inflação, todo mundo saindo do país. E os personagens, óbvio, sempre um pouco esteriotipados, mas também excelentes! O que dizer do núcleo "pobre" (classe média, na verdade)? Eles são todos ótimos e, melhor do que tudo, muito reais! Bem Brasileiros, trabalhadores, simples, esforçados, amigos e muuuito engraçados. Tem a católica secretária executiva, a secretária fogosa engraçada, o motorista de táxi que curte uma cervejinha no fim do dia e trabalha pra caramba, o dono do botequim... E óbvio, to-dos ou tem faxineira ou empregada e isso não largam, mesmo pendurando a conta do açougue, impressionante.

E os "vilões"? Porque veja bem, Maria de Fátima não é vilã per se. Ela é dessas pessoas a quem Odete Roitman diria, em uma de suas maiores pérolas "Quem precisa de ética se tem ambição profissional?". Ela é só uma menina preguiçosa, com padrões éticos flexíveis e que quer casar com um homem rico pra subir na vida. Vai dizer que você não conhece nenhuma? Várias!

Agora, nada se compara à Odete. Não é a toa que eu cresci ouvindo "Quem Matou Odete Roitman"? Essa mulher é uma lenda. Eu tô no começo ainda, mas ela é demais. Porque por enquanto, ela também não é vilã, sabe? Ela só é chata pra cacete e, como diria o Rodrigo (sim, até Rodrigo está curtindo a novelinha!), meio facista. Odeia o Brasil, acha que todo Brasileiro é preguiçoso, que não tem paciência pra pobre e que acha que o melhor lugar e único que presta no mundo é a Europa. É dessas que solta "só chegar no aeroporto que você já sente o sub-desenvolvimento, essa gente pobre te pedindo dinheiro na porta do carro". Não é fantástico? Porque assim como Maria de Fátima, tenho certeza que você conhece vários desses, até hoje, mesmo num momento tão diferente do que o país era naquela época!

Porque assim, o mais legal mesmo da novela é que ela é justamente um retrato do Brasil em 1988 e isso é MUITO legal de assistir e de comparar com o Brasil de hoje. Comparar como infelizmente algumas coisas continuam iguais, a desigualdade, a ineficiência da saúde/segurança, o trânsito... Mas comparar também como estamos em outro momento, acelerado, de crescimento, mais estabilidade econômica, sem crise, "baixa" inflação, num mundo com internet, celular... e mais do que tudo, como a imagem dos país mudou aos olhos do mundo e dos próprios Brasileiros.

Enfim, Vale Tudo é, sobretudo, uma ótima aulinha de história hohoho :)) Agora, eu aviso: EU NÃO SEI QUEM MATOU ODETE ROITMAN, tá entendendo? E se você tem um MÍNIMO de coração, não vai estragar o que pra mim ainda é um mistério, tá?!

11 comentários:

satya disse...

Tambem era bem noveleira, depois de ler o seu post vou ter que conferir essa novela e ficar viciadinha denovo por uns tempos...
Bj

Grazi disse...

Garota...eu tenho 33 anos e depois de ler esse seu post, nunca me senti tão velha!!! hahahahaa...como assim vc não sabe "Quem matou Odete Roitman??". Essa novela é realmente o máximo, não perca nenhum capitulo, o final é surpreendente! ;-) Agora com licença, vou ali fazer passar um creminho para as rugas e já volto...hehehe

Marina disse...

hahaha pois é, quando passou eu tinha 3 anos, então se vi, não lembro! :)

Depois venho comentar o que achei do final, agora tô com mais vontade ainda de assistir! hehe

marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
viviane disse...

Oi Marina.

Tava fazendo uma busca sobre a novela e encontrei teu blog.

Vc poderia me dizer como vc assiste a novela? Moro na Espanha e adoraria rever Vale tudo tbem.

Como agradecimento prometo nao te contar que matou Odete Roitman heheh

cintia disse...

quero ver, quero ver, quero ver. como vc ta vendo?

Marina disse...

Entãããão gente, tem no You Tube!!!

Mas na verdade eu tô vendo por esse site aqui:

http://tbr-vt.blogspot.com/

Lá tem toooodos os capítulos já, se você começa em Outubro pega desde o primeiro hohoho. E o melhor, além de poder ver a hora que quiser, sem comerciais, dá pra passar pra frente aquelas partes chatas que a pessoa fica refletindo, flashbacks... Melhor, impossível!!! :)

HK disse...

Netchy,
Olha que eu te conto quem matou Odetinha, hein? ahaha
Eu tb assisto por este canal, parei por um tempo e agora voltei a assistir novamente. Muito bom!
Odete eh "idala"! As frases dela sao as melhores.
bjs

Anônimo disse...

Mais curiosa de saber quem matou a Odete eu fiquei em saber comentário de quem foi excluido..ehehhehe tanto tempo acompanhando seu blog e nunca tinha visto issoeheheheh Depois vc manda um e-mail contando td!! rsrsrsr

Bjks
mamadi

Quezia disse...

Ai meo deos, canal com todos os episodios da novela? vixe. O meu feriado ja esta garantido...

Yas disse...

Cara, o meu pai grava td dia pra ver quando ele chega em casa. Eu nao aguento mais a chamada dos comerciais pq nao basta ele gravar, dps ele edita o dvd pulando os comerciais para guardar para a posteridade (HA!) e sexta acabou. Nesse minuto ele esta falando que hj vai comecar anos dourados e ja vi que vai ser outro vicio ha ha ha