segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Opinião.

O que é a opinião, né minha gente? Esses dias li que, na filosofia, a opinião é "forma como cada um tem de expressar suas idéias". Que mais ainda, "opinião é uma idéia confusa acerca da realidade, se opõe ao conhecimento verdadeiro".

Então tá? Acho que a galhera (eu me incluo, ok) esquece o que é opinião e como ela deve ser usada, discutida, aceita, etc.

Não me conformo com pessoas que acham que a opinião delas é uma verdade absoluta e "O QUE?! Você discorda?!" com aquela cara de horror e julgamento que todo mundo já teve o desprazer de receber um dia. Porque às vezes as pessoas são tão cheias de certeza do que fazem da vida que querem a qualquer custo que os outros façam o mesmo. Esquecem que o bom de conversar é justamente discutir opiniões e que é até muito legal quando alguém dá um argumento contrário ao seu e ele é tão bom que você é forçado a parar pra pensar nas suas próprias escolhas - e veja só, às vezes até a mudar de opinião.

Óbvio, a gente não é obrigado a mudar de opinião sempre, ou a discutir sempre. Nós temos a nossa verdade e não quer que ninguém mexa nela, nós temos esse direito. O problema não é acreditar nas próprias escolhas, mas quando a gente quer, a qualquer custo, colocar nossa verdade goela abaixo de alguém.

Num mundo onde as pessoas deviam ser cada vez mais tolerantes a diferentes opiniões, muita gente parece que não sabe usar a discussão pra crescer e refletir, mas só pelo prazer de convencer o outro, às vezes pelo cansaço, de que "Viu? Eu estou certo, agora estou satisfeito". A gente muitas vezes esquece que é preciso ouvir, ouvir muito e se chegar num ponto em que não vamos concordar de jeito nenhum, ótimo! Porque saca só: o certo às vezes não existe. Acho que a gente esquece que existe o certo pra VOCÊ e existe o certo pra MIM. Eu voto no Serra, você vota na Dilma. Eu sou contra o aborto, você a favor. Eu gosto de praia, você gosta de montanha. E pronto, se você sabe o porque da sua escolha, tem bons argumentos, fique feliz por isso - não há nada de errado em ter certeza sobre sua sua vida. Mas não julgue os outros pela sua régua e muito, muito menos, diminua as pessoas por terem uma opinião diferente da sua.

Porque daí vem a questão: a gente começa a se achar superior por causa das nossas opiniões e escolhas. A diminuir o outro que escolheu um caminho diferente. E esquece que a nossa liberdade termina onde começa a do outro e que ninguém tem o direito de se sentir superior por causa das das suas opiniões - e muito menos de sufocar o outro com as nossas verdades. E eu acho que isso vale pra qualquer coisa, de qual cor você mais gosta ao seu partido político. Da roupa que você usa à sua crença. Dos livros que você lê à sua profissão.

Enfim. Que fique claro que eu não acho que a gente tem que aceitar tudo nessa vida. Até porque opinião e princípios/valores são coisas bem diferentes, e você não é obrigado a discutir seus princípios com ninguém. Mas repito: em qualquer situação respeito é bom e todo mundo gosta, então me respeite pelas minhas idéias e opiniões, ainda que elas sejam diferentes das suas.

Mas né? Isso é só minha opinião. Está aqui pra ser discutida e não engolida.

10 comentários:

Helô Righetto disse...

não adianta col, eu continuo com preconceito contra twilight e dan brown. ahahahah to brincando hein meu amor, vc me saca né?? falou e disse! : )

Dedé disse...

Na minha opinião, eu concordo com vc :)
Falou bonito, hein???
Bjos

Cheers! Fla disse...

Concordo com tudo, mas tem gente que tem a opiniao deles e acha que eles sao donos da verdade (como vc disse) e soh por eles falarem o que pensam, eles acham que se vc nao pensa como eles vc estah abaixo deles, o pior eh que eles nem percebem que fazem isso.

bjs

Anônimo disse...

Na minha opinião,houve um "desencadeador"pra vc fazer este post...ehehehehhe
Conta aí vai...quem é que fica aí tentando enfiar goela abaixo "verdades"para a minha princesa???
Bjos
Mamadi

Raquel disse...

Gostei do texto, Marina! Essa atitude arrogante daqueles que se acham os donos da verdade e/ou não sabem respeitar a opinião/os valores/as escolhas dos outros e ainda por cima é muito irritante! Pior ainda quando "diminuem" quem discorda deles. Argh!

Fe Granado disse...

To com a sua mae, conta aí!
Bjo

Yas disse...

Menina eu sumo do "mundo blog" quando vou ver vc já tá esquiando em Zurich megaa chique, já tá se estressando no blog ha ha ha
Só vou falar uma coisa: eu tb durmo com a minha mãe... tipo momento coração aberto... meu pai ronca muito então ele tem que dormir num quarto só pra ele e aí eu durmo com a minha mãezinha todos os dias! Bom demais e eu acho que esse medo de ficar sozinha deve fazer parte da vida de quem dorme com a mãe pq eu tb tinha muito esse problema. Melhorei na marra mas chorava mto, ficava apavorada achando que alguem ia entrar, me trancava no quarto. Mas depois fui melhorando e hj eu sou tranquila, so não gosto mto de ir ao banheiro tomar banho qnd to sozinha haha, bizarro, me sinto "vulneravel".
Olha so, vou p NY me da umas dicas muito boas!
Bjos

Marina disse...

hahaha foi só um desabafo generalizado, depois de uma conversa que tive com o Rodrigo! A gente tava justamente no assunto de aborto e a coisa foi e a gente começou a discutir opiniões gerais e como é incômodo quando as pessoas não param de entuchar a opinião delas em você até você "aceitar" - na verdade fingir que aceita, só pra não te encherem mais!

(a gente começou a discussão porque eu e ele temos opiniões diferentes sobre Aborto, mas que a gente consegue discutir muito bem aceitando a visão de cada um, pelo menos hehe)

(Yas, te respondo no seu blog!)

Yas disse...

Marina, meu email é ymercante@yahoo.com.br
vou dia 09 e volto dia 20 sendo que na ida fico 1 dia em Boston e na volta 1 dia em Washington, mas 9 dias em NY acho que é de bom tamanho!
Bjos

Taliza Weiss disse...

Maaa, ameeeeeeei seu post! vou ate indicar no meu vlog, ja que a minha vontade de escrever esses dias nao esta das maiores, vou aproveitar a sua inspiracao e compartilhar!
Na minha opiniao, as pessoas que forcam as outras a terem as mesmas opinioes que as delas, na verdade nao estao tao certas do que pensam... por isso precisam se afirmar na concordancia do outro!!! = )

Beijoooooo