sábado, 17 de dezembro de 2011

Natal em Londres

Tamo tropecando no Natal, não me aguento. Tenho pra mim que só dois tipos de pessoas não gostam do Natal: as chatas e as do contra - que em geral são chatas também, o que me faz crer que só gente chata não curte o Natal hohoho. Brincadeirinha, tsá? Mas QUEM não gosta de uns diazinhos de férias? Tudo bem, tem quem não se dê com a família, não curta o consumismo, mas é que nem carnaval: não precisa ir lá sambar e suar na avenida, mas eu aprecio MUITO meus dias de folga e não vejo a hora de eles chegarem! :)

Então que pra passar meu tempo e enrolar enquanto essas semanas do advento se arraaaaaaaaaastam, fiz uma listchénha de tradições Natalinas Britânicas que por motivos óbvios só conheci aqui!

Crackers 
Uma tradicão 100% Britânica! Como posso explicar? São uns tubos de papel cartão (cartolina? Não sei!) decorados que parecem balas gigantes. Eles estão por TODA parte no Natal, em todas as mesas em todas as festas. Basicamente cada pessoa puxa um lado e quando estoura (ele estoura quando voce puxa, tem um tico de pólvora dentro pra dar graça) uma das pessoas fica com o que tem dentro. Foto mais explicativa que essa, impossível:


Tradicionalmente dentro vem uma coroa de papel, um brinquedinho ou lembrancinha inútil e uma piada ou brain-teaser. O último que eu peguei o papel era, na verdade, a história dos crackers! Quem criou foi John Smith e os filhos dele que evoluíram e milionarizaram a ideia - até hoje, por exemplo, são feitos crackers exclusivos para a Família Real . Mas ó, a-pos-to que o Cracker deles não vem com um presente tão bacana quanto esse que eu ganhei no almoço da firma, RÁ!
Mince Pies
Mince Pie não é meu doce preferido não. Mas é tããão natalino, tem um cheirinho tão bom, que tenho que mencionar, vale até a pena procurar no Wikipedia e fingir que sei tudo: a história das Mince Pies é antiga, meio que começou lá pelo séc. XIII quando os caras das cruzadas voltaram do Oriente Médio com receitas que tinham carne, frutas e especiarias - AHAM, carne com frutas e temperos, tudojuntoaomesmotempoagora. Bem estranho, mas parece que a galhera curtiu, a tradição perdurou e apesar de a receita hoje ter mudado um pouco e ser bem mais doce do que salgada (bão, né…) todo mundo adoooora e come mointo. Pra tomar com um cházinho da tarde são bem ótimas, admito.

The Twelve Days of Christmas
The Twelve Days of Christmas é uma música Inglesa que pra variar um pouco tem mais de 2 séculos. Eles acham que provavelmente comecou como um jogo, mas na verdade ninguém sabe direito e, o melhor: ninguém sabe direito o que significa! Pra ser mais precisa: "The lyrics of The Twelve Days of Christmas may have no meaning at all. Its meaning, if it has any, has yet to be satisfactorily explained". ("a letra de 12 Days of Xmas pode não ter significado nenhum. Seu significado, se tiver algum, ainda tem que ser satisfatoriamente explicado").

Enfim, a música vai numerando presentes dados pela "pessoa amada" durante os 12 dias do Natal - entre o 26 de dezembro e o 6 de Janeiro - e vai acumulando e ficando maior, conforme os dias vão passando, sabe como? Por isso que acham que comecou com um jogo, o barato é saber decor qual o presente de cada dia e a ordem certa, sem errar. Essa é a música pra quem quiser escutar e "entender" o que fala! 

(chatinha, mas fofinha)

Comercial da John lewis
Tá bom vai, não é uma tradição de séculos, é mais uma mini-tradição da cultura pop atual mesmo hehe. A John Lewis é a loja mais cliché, mais deliciosa que tem no Natal. Tem de tudo, de (quase) todos os preços, altas coisas lindas e um super apelo "British". Dai os caras espertchenhos vão lá e todo fim de ano fazem um comercial de natal destruidor, com os únicos objetivos de te fazer 1) chorar 2) comprar. Mas, fazer o que, adoooro ;) 

E todo mundo espera o tal do comercial, o pessoal do trabalho já sabia o Sábado que ia estrear na TV (juro), empolgadões pra assistir, compartilhar, uma beleza. Eu preferi muito o comercial e a música do ano passado, mas o desse ano não dá pra dizer que não tá fofinho também...

2011

2010

Bom, mas é isso ai que eu lembrei por agora. Algo mais?

(Essas semanas demoram mais pra passar do que o resto do ano inteiro, eu hein…! Mas já estou perto: faltam apenas 4 dias que eu ainda tenho que acordar de NOITE, andar até a estação DE NOITE, chegar no trabalho amanhecendo, voltar pra casa a NOITE. Dia 23 já tem café da manhã da Vovóóó!)

5 comentários:

Caroline disse...

Estava esperando seu post soobre o natal!! Vc é das minhas! hahah
Eu aqui no Brasil já corri lá na Paulista pra ver a decoração =)

Bjão!

Anônimo disse...

Num tô entendendo a Srta...café da manhã da vovó??? não seria da mamãe??? ehehheh bjos

Sophie disse...

Olas!

Tbm prefiro a propaganda de 2010. :)


Passando aqui pra lhe desejar um Feliz Natal e que 2012 seja um ano repleto de alegrias e vitorias!!

Boa viagem ao Brasil e tira umas fotos do touro tah.(acho que vc esta criando uma tendencinha.. haha)

Abraços,
Sophie

Graziela disse...

Marina passei voando, ja no fim do dia so para te desejar um Feliz, Santo e Abencoado NAtal.
Que o menino Jesus, renasca todos os dias no seu coracao e que o Papai Noel atenda todos os seus pedidos, ate aqueles mais intimos e secretos e eu pedi a ele que voce jamais perca seu senso de humor, que tal?
Abracos e otimas ferias.
Gra

Rezinha disse...

Adorei o comercial de 2010 e pude ver e curtir em terras Britânicas, além de poder passear pela JOhn Lewis! A desse ano tmb é fofinha, mas 2010 é mais tocante...e para mim, 2010 foi mto especial! Beijo querida! Um 2012 cheio de alegria para vc!