terça-feira, 11 de outubro de 2011

The Wallace Collection

Olha, vou contar. Eu podia ser zuuuper Blasé e falar que "ai, dei uma passadinha um dia desses nesse museu gracinha, best kept secret de Londres, só pra dar uma olhadinha nas obras, apreciar a arquitetura...." mas a quem quero enganar com minha pseudo-cultura, néam?

Fato é que trabalhei de Londres uma Sexta-feira, terminei mais cedo, resolvi vir pra casa a pé numa tarde de sol lhinda, caminhando despretensiosamente quando me deparo com uma casa incrível logo ali, no meio do meu caminho:

Muito perto de casa, uma galhera na grama picnicando, mó animaçããão e eu nunca tinha visto aquilo? Entrei na hora pra ver qual era o babado. E o babado é que The Wallace Collection é quase isso ai mesmo, um museu super gracinha e médio escondido numa pracinha que chama Manchester Square, perto de Bond Street.

The Wallace Collection é, na verdade, a coleção de arte incrível que se formou durante cinco gerações dos Marqueses de Hertford (muito prazer!) e que hoje está disposta na Hertford House, que foi a principal residência desses brothers em Londres e está aberta ao povão desde 1900.

O "vestíbulo" da parte de cima. Feio, não?

Olha, meu conhecimento histórico e capacidade crítica artística não são, digamos, dos mais refinados :) Mas coisa bonita todo mundo sabe reconhecer e olha colhegas... Só coisa bonita por lá. A começar pela casa em si, que como vocês podem ver é um espetáculo. Eu aaaaamo ver casas antigas, decoração, objetos e, pra isso, lá é um prato cheio, com vários salões diferentes, coleção de porcelanas (coleção de caixinhas também!), móveis incríveis...

Um dos salões principais, miiiil obras de arte...

Parte da coleção de "caixinhas", muito, muito linda

Detalhe de uma das cortinas, pouco maravilhosa

Enfim, é isso ai. Tem muito mais coisas e detalhes, como um super salão de chá lá dentro, uma MEGA galeria com centenas de obras de arte no andar de cima, vários outros salões... Mas deu pra pegar o espírito, néam? Não é um programa recomendado pra o pessoal que vem pra conhecer Londres turisticamente em 5 dias, mas sei lá, pra quem mora aqui ou já conhece tudo de principal da cidade, tá com tempo e gosta dessas coisas, eu muito recomendo!

Ah! E obviamente, com a vantagem museu-Londrino de ser: de grátix ;)

(se bem que eu recomendo MUITO Guidebook de £5,00 na entrada que explica tuuudo, ótimas fotos, cheio de história e é bonito ainda por cima!)

4 comentários:

Dedé disse...

Ai! Amo!! O salao de cha eh perfeito, nao eh??? E o "papel" de parede que eh seda pura??
Fui faz um tempo, mas quero voltar!! :)
bjos

Anônimo disse...

Essa colecao de caixinhas, ah ah !!!!!
Que fazer ,vou ter que me hospedar novamente
na sua suite imperial pra conhecer essa maravilha!!

Talita disse...

Legal!
To anotando tudo pra próxima visita!

Bjoss

Camila disse...

Oi, Marina! Neste momento, estou em Londres de férias e queria dizer que estou aproveitando muito as suas dicas. Acabei de voltar da Hertford House e adorei a Wallace Collection! Queria ficar morando lá escondida... Obrigada pela indicação e parabéns pelo blog!