sexta-feira, 8 de outubro de 2010

St. Paul de Vence

Sem dúvida uma das melhores coisas que a gente fez na viagem foi ter ido prá St. Paul de Vence! Só tínhamos um dia prá aproveitar então seguimos a dica da Fer de irmos prá lá! Acordamos bem cedinho (nem sei como), reservamos um táxi e fomos.

Bom, começa que a Vila de St. Paul está construída a 60 pés de terreno rochoso no Sudeste da França, então a vista lá de cima é uma coisa excepcional, considerada uma das mais bonitas de Provence! De lá se tem uma paisagem sem noção das montanhas, dos Alpes, do Mediterrâneo, tudo a sua volta. Fora que né, 300 dias de sol por ano, nada mal :)

Pelo que eu li, 3,000 pessoas moram em St. Paul e 300 só na Vila lá em cima, mas anualmente o lugar recebe nada menos que 2,5 milhões de turistas!!! É o terceiro lugar histórico mais visitado da França (com construções protegidas pelo patrimônio nacional) e aparentemente nós tivemos muita sorte, porque em alta temporada é quase impossível andar lá dentro!

Outra coisa muito legal é que é super artístico. A beleza do lugar, qualidade de vida, o sol, enfim, atraiu muitos artistas que passaram até a viver por lá. Marc Chagall* está enterrado ali e por todos os lados há galerias de arte, oficinas de artesanato, museus, etc... (tudo bem caro, by the way).

Realmente, a Vila é uma coisinha de tchuca! Me lembrou um pouco Toledo (guardadas as devidas proporções, óbvio) por ser uma vila lá em cima de tudo, ainda com as muralhas, ruazinhas micro e labirintosas... Mas lá, diferente de Toledo, não dá nem prá se perder já que a Vila é super pequena mesmo e tem 200m de ponta a ponta!

Enfim, se algum dia você estiver por perto, é bem obrigatório passar pela Vila! É tão rápido, tão perto de Nice, tão lindinha e tão cheia de história e arte, que é um programa muito gostoso!

*Again, lembra do Notting Hill, que a Julia Roberts dá uma pintura original carésima que ele gostava? Então, chama La Mariée e é desse cara ai.

5 comentários:

Yas disse...

Que lugar lindo! Parece até da novela Passione haha!
Adorei. Bjs

Taliza Weiss disse...

adorei Ma!
vou visitar certeza um dia...
So fiquei curiosa de como vc lembrou da cena do filme e que pintor!!! hahahaha

Unknown disse...

Adorei as fotos, adoro conhecer lugarzinhos assim tão aconchegantes....

beijoca

Anônimo disse...

Que bom q vc foi a St Paul de Vence, um dos lugares que mais adorei ter conhecido. Matei as saudades... bjs, tata

HK disse...

Nossa, que lugar lindo! Super romantico.
bjs