quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Canary Wharf

E eis que eu me dei conta de que nunca falei do lugar onde eu moro, hein!

Primeiro que prá ser justa eu tenho que fazer uma observação. Eu não moro exatamente em Canary Wharf não, moro em Westferry. Só que eu moro na FRENTE da estação de Westferry que é 5 min andando de Canary Wharf, então nunca eu fui pros lados "de lá", sabe? Canary Wharf é onde o Rô trabalha, onde fica a academia, onde a gente sai prá jantar, onde tem o shopping, enfim... Virou nosso bairro.

Bom, Canary Wharf fica do lado Sudeste de Londres, numa região que eles chamam de Docklands. Essa região, pelo que eu entendi, era parte do Porto de Londres, que foi um dos maiores do mundo em uma época ai. Mas era bem looonge, só tinha galpões, uma coisa que devia ser bem não linda. Quando a indústria portuária começou a miar o porto fechou e o lugar ficou meio largado.

Depois de um tempinho a área foi re-desenvolvida, digamos assim, e hoje é uma centro comercial e residencial enorme e cheio de coisas interessantes. Prá vocês terem noção do tanto que o lugar é novo - e por isso não tem nada a ver com o resto de Londres! - o "empreendimento" Canary Wharf começou a ser construido só em 1988. E é um empreendimento mesmo minha gente, uma construtora comprou a área, construiu um monte de coisa e foi alugando...

O "foco" são prédios comerciais super modernos, clean e altos que abrigam, em sua maioria... Bancos! Muitos, MUITOS bancos, bancos prá todo o lado. É o paraíso do pessoal da GV, excluindo eu, olha só quanta ironia!

Canary Wharf tem APENAS 14.1 milhões de metros quadrados, é o centro financeiro de Londres e estima-se que hoje a população de trabalhadores de lá é de 93 mil pessoas (o Rodrigo tá perdido nessa muvuca). São 30 prédios e mais de 200 lojas, pubs e restaurantes, em 4 shoppings. E lá também está o prédio mais alto do Reino Unido.



Ufa.

Mas calma, não terminei. Porque a galhera não fez só os prédios e deixou o lugar parecendo a área industrial do Sin City - cinza, fedida, sem graça, né?


É tudo mega organizado, limpo e tem muita árvore e flores estrategicamente colocadas nas praças e caaaaada design... Luxo, minha gente, luxo. E coroando tudo isso, mencionei que lá era a área do Porto, néam? Pois então, a regiao tem o rio lindinho que passa ali do lado e onde dá prá passear, ir em uns restaurantes legais e tudo mais.

Resumindo: estamos gostando. É uma área boa, mas ao mesmo tempo não pagamos fortunas - muito, muuuito importante. Fora o Rô, que leva 7 minutos andando prá trabalhar, eu e a Carol adoraríamos morar mais perto do trabalho e, ainda assim, pensamos em continuar lá por um tempo. O apê é legal, na frente da estação, atrás do cinema, que mais a gente quer, né?


(mentira, a gente não quer mudar porque enjoamos da mesa de pebolim e não fazemos ideia do que vamos fazer com ela quando mudarmos! hihi)

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a foto com a sua mamadi!! rsrsrsrs
Ai que saudade:-)
Bjos filhota

Dedé disse...

Adoro Canary Wharf! Na faculdade (sou arquiteta) sonhava com projetos assim! Prédios altíssimos de uso misto interligados por praças organizadas... Mas dizem que no frio venta muito e é quase insuportável (mas isso foi o que ouvi dos londrinos, o que não conta muito pq eles reclamam de tudo... hehe). Como fui lá no verão, não tenho do que reclamar! :)

disse...

Oi!!!

Nossa, posso falar? Pior que eles têm razão...! Esqueci até de comentar, lá realmente venta DEMAIS! Você que é arquiteta deve saber explicar, mas é uma coisa louca... Eu já tive medo de cair, juro! hahaha

Beijo, brigada pelo comentário ;)

Gisley Scott disse...

Amei o prédio em forma de pirâmide,me fez lembrar os centros industriais de Jacksonville e o centro da cidade!

Dedé disse...

Oi Marina! É a Débora lembra? A pessoa desesperada pra voltar pra Londres? hahaha
Então venta muito porque 1) é perto do porto e 2) pq prédios altos "encanam" o vento... haha
É sério... fica como um labirinto. O pessoa ficava louco qdo eu dizia que adorava Canary Warf...
Bjos!