sábado, 2 de junho de 2012

The Diamond Jubilee


Enfim, chegou! O tão esperado, mais aguardado, longo feriado do Jubileu.

O Jubileu pra quem não sabe é a comemoração dos 60 anos de coroação da Rainha – ela foi coroada na Abadia de Westminster no 2 de Junhode 1953 e junto com a Rainha Victoria é a Monarqua Inglesa que ficou mais tempo no “poder” – “poder” porque o poder dela é bem simbólico hoje em dia, néam...


Enfim, simbólico ou não, o cinismo e críticas dos Ingleses voaram pela janela e tá todo mundo curtindo não só a alegria do feriadão, mas todas as festinhas, churrascos e tea parties que celebram a Rainha e a monarquia Inglesa. É bem engraçado ver o povo se entregando, muita gente orgulhosa mesmo da Rainha, deixando o clima tomar conta pra só depois voltar à realidade e lembrar que opa, Monarquia é um atraso de vida, mas enfim. 

Engraçado e até estranho na verdade é que ninguém daqui quer nem saber das Olimpíadas, só se fala mesmo no Jubileu por enquanto. Enquanto pro Jubileu o clima é de festa, pras Olimpíadas o clima é mais de apreensão geral da galera do que de celebração, todo mundo mais preocupado em como vai chegar no trabalho e se movimentar na cidade do que com os jogos.

Por enquanto, vai todo mundo curtindo. O país tá todo comemorando e Londres especificamente tem o final de semana inteiro de eventos. Das mais importantres e que eu me lembre, no Domingo vai ter a procissão dos barcos pelo Tamisa, a maior já passada pelo rio; na Segunda a noite vai ter um concerto da BBC no memorial da Rainha Victoria, na frente do Bukingham, com várias personalidades Inglesas e presença da família Real. E na Terça vai ter a missa de Ação de Graças na St. Pauls, um almoço e depois a procissão das carruagens de lá até o Bukingham, onde eles vao aparecer na sacada pra dar um alô (igual no casamento real).


Hoje estamos indo pra Edinburgo aproveitar o feriado, mas já voltamos na Segunda a noite e dessa vez, faça chuva faça sol eu vou tentar ir pro programa de índio de assistir as carruagens! Fiquei com preguiça no casamento do William, mas vamos ver se agora vou. Se não der, não tem problema. Tem telão espalhado pela cidade inteira pra todo mundo poder assistir tudo, fazer pic nics, enfim – aproveitar não só o Jubileu, mas o raríssimo evento de termos um feriado de dois dias pra descansar. Brigadinha, Beth!

Ah e pra quem quiser curtir o clima, o Gary Barlow fez uma viagem por todos os paises da commonwealth e gravou a musica "oficial" do Jubilee, que voce pode ouvir aqui. Foi composta por ele e pelo Andrew Lloyd Weber e tem participacao do coral das Military Wives, pessoas de todas as regioes e ate do Principe Harry :)

Bom feriado pra todo mundo!

(Eu to nesse clima fingindo-me muito alegre, pra ver se esqueco onde eu realmente, verdadeiramente gostaria de estar nesse momento. La em Campinas, com toda a minha familia, naquele clima de alegria em dia de festa. Hoje eh o casamento do meu irmaozinho amado e nao estou la pra comemorar com eles. To ignorando o fato e fingindo que nao eh comigo, mas olha. Ta foda.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai, eu queria muito estar aiiii...

Poxa, jah eh o casamento do seu irmao, eu lembro vc falando. Entao, ateh a rainha estah comemorando, aproveita ai :-)

Bjs e bom feriadao!

HK disse...

Netchy, td bem?
Aproveitou muito a Escocia?
Nunca vi o pessoal aqui tao animado como eles estavam/estao para o jubilee.
bjs

Karine Porto disse...

E entao, Marina? Conseguiu ver a rainha? :) Eu estava la! Bem no olho do furacao e confesso que foi emocionante! Ate cantei 'God save the Queen'! To ficando expert em evento da familia real!rs Espero que vc tenha conseguido um cantinho no meio da multidao! Bjs :)