quarta-feira, 4 de julho de 2012

Verão em Connaught Village!


Há algumas semanas aconteceu um festival muito do fofo aqui na Village onde a gente mora. Eles têm esse festival há 6 anos pra celebrar o verão, com participação de grande maioria das lojinhas que tem por ali - todos os restaurantes, cafés e lojas fazem barraquinhas na rua, o trânsito é fechado, uma banda toca, cadeiras na rua, e, o melhor de tudo, um walking tour pelas ruazinhas da vila! :)

Nesse dia, ixperta que sou, trabalhei de casa pra poder aproveitar o final de tarde lá, comer, relaxar e aprender sobre o espacinho de Londres onde vivemos :) Além de tomar um vinho geladinho de grátix, sentada na rua ouvindo música, comi uma empanada deliciosa do Malevo e um muffin de chocolate do Cocomaya que já me deixaram de muito bom humor, obrigada. Mas o que me fez ganhar o dia foi o Walking Tour, de novo!
Essa área onde a gente mora agora é relativamente nova e só começou a se desenvolver no início do séc. XIX (pra Londres é extremamente nova!). Isso porque ali em Marble Arch (no finalzinho da Oxford Street) foi, por 400 anos, o principal local de execução da cidade. Eles chegavam a enforcar até 36 pessoas de uma vez (aliás o dia da execução em massa era na Segunda-feira, veja você) e, multiplique isso por 400 anos e imagine a quantidade de corpos que estão/estavam enterrados nessa região. Então mesmo quando o lugar da execução mudou no final do séc. XVIII, essa região não tinha muito prestígio, a galhera morria de medo dos espíritos e ninguém simpatizava muito com a idéia de morar por aqui.
Demorou muuuuitos anos pro governo liberar o local e ainda mais alguns anos pra alguém resolver se instalar - até que um Duque ai (não lembro quem!) desenvolveu a vila a partir da Connaught Square. E só dai que o lugar cresceu, ganhou certo prestígio devagar e várias pessoas famosas já moraram por aqui - desde a ex-mulher e a filha do Príncipe Regente (a Charlotte, que era pra ter sido Rainha no lugar da Victoria, mas faleceu no parto da primeira filha - eu nunca soube que Victoria foi rainha por acaso!), artistas, escritores e, atualmente, o Tony Blair (em uma casinha humilde avaliada em apenas £3.5 milhões).

Com o passar do tempo a vila, que era toda só de comércios essenciais (farmácia, padaria, pub - sim, essencial), se desenvolveu e mudou bastante seu perfil. Além de ainda manter alguns comércios daquela época - como o Duke of Kendal, nosso pub querido, ou a farmácia que está com a mesma família - o lugar se tornou um pólo de brechós de luxo (leia-se brechós absurdamente caros!) e amenities nada essenciais como uma loja chiquérrima de noivas (vestidos comecam em £2.500 eu nem olho mais a vitrine), uma Pain Quotidiene, agências de imoveis, restaurantes, etc…
Nosso amado Pub!

Essa é uma das únicas três lojas que confeccionam as roupas "oficiais" da realeza Britânica e fez as roupas do William e do Harry pro casamento real! Eles têm até uma cartinha escrita a mão pela Kate agradecendo pela roupinha dos pajens :)

Enfim, fiquei super feliz de conhecer um pouco mais sobre a história desse pedacinho de Londres e várias curiosidades da vilinha que eu adoro. Agora as visitas que vierem pro nosso hotel na proxima temporada ganham até Walking tour, tá uma moleza! :)