domingo, 24 de junho de 2012

Edinburgh!

Poxa, contei aqui do dia que fomos ver a Beth, mas nem comentei que finalmente conheci Edinburgh! Engraçado que ficamos nem 3 dias lá, mas eu teria TANTA coisa pra contar que daria uns 3, 4 posts só sobre a cidade :)



Primeiro que a melhor coisa que a gente fez foi ir de trem. Além ter saido mais barato que o avião (fato raro) e ir direto de Kings Cross chegando bem no centro histórico de lá e não precisar pegar aeroporto, a paisagem no caminho é realmente linda e a viagem passa super rápido!


Edinburgo é basicamente divida em duas, a cidade "velha" e a cidade "nova" - separadas por um jardim muito lindo onde antes era o rio, que foi drenado. Ficamos pouco pela parte nova, onde o mais gostoso é mesmo andar pela Princess Street ou pelas ruazinhas paralelas, passear nas lojinhas, tomar um café e subir no "mirante" onde se tem uma visita linda da cidade toda.



O rio que tinha antes no meio da cidade era MUITO sujo. Como lá pra 1600 não tinha esgoto nem nada, TUDO ia pro rio por isso dizem que o verde incrível do jardim é por conta de muito, MUITO adubo. Aliás, a sujeira obviamente ia pras ruas também e as ruas de Edinburgo eram tão sujas e com tanto excremento que o sinal de riqueza era andar de meias brancas - sinal de que você tinha $ suficiente pra alguém te carregar e você, literalmente, não precisar ficar na merda!

Já a parte antiga, onde ficamos, foi onde mais passeamos e a gente simplesmente AMOU! Edinburgo é cheia de historias e o mais interessante da viagem foi aprender coisinhas em cada canto com os passeios que fizemos - todas as histórias incluindo invariavelmente execução por enforcamento, assassinato ou afogamento de alguém. 

Minha vontade é contar todas as histórias bizarras de execuções e curiosidades da cidade antiga, mas além de perder a graça pra quem vai, qualquer um pode fazer o Free Walking Tour que tem por lá. Esses walking tours de graça existem em várias cidades e são muito, muito legais! Em Edinburgo eles começam na rua principal e passam por tooodo o centro histórico, contando muita coisa e você vai aprendendo várias coisas interessantes ao mesmo tempo em que conhece os principais pontos pra voltar depois. O que fizemos durou quase 3h e foi sensacional, eu super recomendo!

Nosso super e fofo guia que nos levou pra conhecer grande parte da cidade.

Um outro passeio que não dá pra perder é o tour pela cidade subterrânea de Edinburgo. No fim do séc 17 a cidade estava num estado TÃO absurdamente asqueroso (eles não tinham mais espaço e as pessoas moravam em cortiços de até 14 andares por ruazinhas minusculas e com esgoto até o tornozelo) que eles resolveram construir, por cima da parte mais miserável, praticamente uma cidade nova. Só que eles não destruiram a parte antiga e apenas construiram tudo por cima mesmo. E essa parte subterrânea ficou esquecida por 400 anos até que os tours começaram e a vida nessa parte da cidade, nessa época, começou a ser desvendada. É muito legal andar pelas ruas dessa época, ver como eram as casas da maioria das pessoas (muito, muito pobres), como era a vida, como eles lidavam com a Peste, enfim. Uma experiência muito legal e diferente.

A rua principal da cidade antiga aliás é onde tudo acontece e onde passamos boa parte da viagem. Em uma ponta lááá embaixo está o Palácio e na outra lááá em cima o castelo medieval e entre os dois milhares de lojinhas, pubs, restaurantes, a Catedral e - estou sendo repetitiva - muita história.




Minha super companheira de viagem!! Marida, que booom que você veio! :)

Enfim, na real eu poderia fazer um post ainda mais gigante contando mais de cada lugar - do cemitério à catedral, dos pubs antigos até a praça onde eram as execuções. Mas não dá né, então eu só recomendo que todo mundo vá pra lá, porque é realmente incrível!

(Nós resolvemos não entrar no castelo ou no palácio, achamos muito caro e "mais um castelo", mas acho que se tiver com tempo e quiser desembolsar os £14 que pedem pra cada um, obviamente não deve ser ruim não!)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Hip Hip Hurray!


Gentis, vim aqui só pra contar que sim, agora já posso dizer que vi a Rainha :)

To com uma amiga em casa e resolvemos que né, não podiamos perder a oportunidade de ir lá pro último dia de comemoracao do Jubileu. Acordamos tarde e chegamos umas 11h30 junto com uma multidão, mas ao contrário do que eu previa, ficamos muito menos cansadas e foi muito menos estressante do que parecia.


A comecar que a multidão era predominantemente de familias com crianças e idosos então todo mundo só tinha interesse de se divertir, comemorar, participar, mas tudo super calmo, o pessoal mega educado, tranquilo.


Segundo que Deus foi bãããão e o tempo estava perfeito até eles chegarem na sacada - não estava sol, não estava chovendo, não estava muito frio (depois choveu e esfriou pacas, mas dai tudo bem hoho).


E dai que chegamos lá na rua da procissão umas 12h, comemos um sanduiche de salsicha bem porcão e por lá ficamos, esperaaando ate 14h20 quando eles passaram e fizeram a alegria da galera, todo mundo acenando pra Beth - eu até dei uma piscadinha pro Harry pra ver se o seduzia, mas ele nem ligou pra mim, hunf. 


Cavalos antes da carruagem da Rainha. Não conseguimos uma foto da Bethinha porque né, era muito rápido, não ia rolar!

Depois decidimos não ir com o povão pra frente do palácio e assistimos eles na sacada pelo telão mesmo, na grama.




Ó, valeu a pena. Óbvio, super programinha de índio ficar em pé e esperar horas por 15s de carruagens passando. Mas independente da nossa opinião sobre a monarquia e que tudo seja muito ultrapassado, é uma experiência muito, muito legal participar desse momento com os Ingleses. Vê-los super orgulhosos da Rainha, curtindo os filhos, o (rarissimo) feriado de 4 dias, ver como eles celebram o país deles e, claaaro a emoção de estar lá é bem única, sentir o chão tremer com os tiros de canhão, ver os aviões passarem, etc... :)

Enfim, super recomendo quando tiver algo assim da próxima vez. Não é horrível, é gostoso e uma experiência histórica única! 

****

(AGAIN, estou aqui super alegre, mas meu coracãozinho bate lá no Brasil essa semana, onde Sábado teve uma festa aparentemente super alegre, descontraída e linda. Parabéns pro meu irmãozinho agora um homem casado e pra minha nova cunhadinha oficial! E que venha Agosto, porque estarei lá no próximo casório!)


sábado, 2 de junho de 2012

The Diamond Jubilee


Enfim, chegou! O tão esperado, mais aguardado, longo feriado do Jubileu.

O Jubileu pra quem não sabe é a comemoração dos 60 anos de coroação da Rainha – ela foi coroada na Abadia de Westminster no 2 de Junhode 1953 e junto com a Rainha Victoria é a Monarqua Inglesa que ficou mais tempo no “poder” – “poder” porque o poder dela é bem simbólico hoje em dia, néam...


Enfim, simbólico ou não, o cinismo e críticas dos Ingleses voaram pela janela e tá todo mundo curtindo não só a alegria do feriadão, mas todas as festinhas, churrascos e tea parties que celebram a Rainha e a monarquia Inglesa. É bem engraçado ver o povo se entregando, muita gente orgulhosa mesmo da Rainha, deixando o clima tomar conta pra só depois voltar à realidade e lembrar que opa, Monarquia é um atraso de vida, mas enfim. 

Engraçado e até estranho na verdade é que ninguém daqui quer nem saber das Olimpíadas, só se fala mesmo no Jubileu por enquanto. Enquanto pro Jubileu o clima é de festa, pras Olimpíadas o clima é mais de apreensão geral da galera do que de celebração, todo mundo mais preocupado em como vai chegar no trabalho e se movimentar na cidade do que com os jogos.

Por enquanto, vai todo mundo curtindo. O país tá todo comemorando e Londres especificamente tem o final de semana inteiro de eventos. Das mais importantres e que eu me lembre, no Domingo vai ter a procissão dos barcos pelo Tamisa, a maior já passada pelo rio; na Segunda a noite vai ter um concerto da BBC no memorial da Rainha Victoria, na frente do Bukingham, com várias personalidades Inglesas e presença da família Real. E na Terça vai ter a missa de Ação de Graças na St. Pauls, um almoço e depois a procissão das carruagens de lá até o Bukingham, onde eles vao aparecer na sacada pra dar um alô (igual no casamento real).


Hoje estamos indo pra Edinburgo aproveitar o feriado, mas já voltamos na Segunda a noite e dessa vez, faça chuva faça sol eu vou tentar ir pro programa de índio de assistir as carruagens! Fiquei com preguiça no casamento do William, mas vamos ver se agora vou. Se não der, não tem problema. Tem telão espalhado pela cidade inteira pra todo mundo poder assistir tudo, fazer pic nics, enfim – aproveitar não só o Jubileu, mas o raríssimo evento de termos um feriado de dois dias pra descansar. Brigadinha, Beth!

Ah e pra quem quiser curtir o clima, o Gary Barlow fez uma viagem por todos os paises da commonwealth e gravou a musica "oficial" do Jubilee, que voce pode ouvir aqui. Foi composta por ele e pelo Andrew Lloyd Weber e tem participacao do coral das Military Wives, pessoas de todas as regioes e ate do Principe Harry :)

Bom feriado pra todo mundo!

(Eu to nesse clima fingindo-me muito alegre, pra ver se esqueco onde eu realmente, verdadeiramente gostaria de estar nesse momento. La em Campinas, com toda a minha familia, naquele clima de alegria em dia de festa. Hoje eh o casamento do meu irmaozinho amado e nao estou la pra comemorar com eles. To ignorando o fato e fingindo que nao eh comigo, mas olha. Ta foda.)