Primeiro que a melhor coisa que a gente fez foi ir de trem. Além ter saido mais barato que o avião (fato raro) e ir direto de Kings Cross chegando bem no centro histórico de lá e não precisar pegar aeroporto, a paisagem no caminho é realmente linda e a viagem passa super rápido!
Edinburgo é basicamente divida em duas, a cidade "velha" e a cidade "nova" - separadas por um jardim muito lindo onde antes era o rio, que foi drenado. Ficamos pouco pela parte nova, onde o mais gostoso é mesmo andar pela Princess Street ou pelas ruazinhas paralelas, passear nas lojinhas, tomar um café e subir no "mirante" onde se tem uma visita linda da cidade toda.
O rio que tinha antes no meio da cidade era MUITO sujo. Como lá pra 1600 não tinha esgoto nem nada, TUDO ia pro rio por isso dizem que o verde incrível do jardim é por conta de muito, MUITO adubo. Aliás, a sujeira obviamente ia pras ruas também e as ruas de Edinburgo eram tão sujas e com tanto excremento que o sinal de riqueza era andar de meias brancas - sinal de que você tinha $ suficiente pra alguém te carregar e você, literalmente, não precisar ficar na merda!
Minha vontade é contar todas as histórias bizarras de execuções e curiosidades da cidade antiga, mas além de perder a graça pra quem vai, qualquer um pode fazer o Free Walking Tour que tem por lá. Esses walking tours de graça existem em várias cidades e são muito, muito legais! Em Edinburgo eles começam na rua principal e passam por tooodo o centro histórico, contando muita coisa e você vai aprendendo várias coisas interessantes ao mesmo tempo em que conhece os principais pontos pra voltar depois. O que fizemos durou quase 3h e foi sensacional, eu super recomendo!
Nosso super e fofo guia que nos levou pra conhecer grande parte da cidade.
Um outro passeio que não dá pra perder é o tour pela cidade subterrânea de Edinburgo. No fim do séc 17 a cidade estava num estado TÃO absurdamente asqueroso (eles não tinham mais espaço e as pessoas moravam em cortiços de até 14 andares por ruazinhas minusculas e com esgoto até o tornozelo) que eles resolveram construir, por cima da parte mais miserável, praticamente uma cidade nova. Só que eles não destruiram a parte antiga e apenas construiram tudo por cima mesmo. E essa parte subterrânea ficou esquecida por 400 anos até que os tours começaram e a vida nessa parte da cidade, nessa época, começou a ser desvendada. É muito legal andar pelas ruas dessa época, ver como eram as casas da maioria das pessoas (muito, muito pobres), como era a vida, como eles lidavam com a Peste, enfim. Uma experiência muito legal e diferente.
Minha super companheira de viagem!! Marida, que booom que você veio! :)
Enfim, na real eu poderia fazer um post ainda mais gigante contando mais de cada lugar - do cemitério à catedral, dos pubs antigos até a praça onde eram as execuções. Mas não dá né, então eu só recomendo que todo mundo vá pra lá, porque é realmente incrível!
(Nós resolvemos não entrar no castelo ou no palácio, achamos muito caro e "mais um castelo", mas acho que se tiver com tempo e quiser desembolsar os £14 que pedem pra cada um, obviamente não deve ser ruim não!)